Questões de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Responda às questões e teste seus conhecimentos sobre conteúdos de história para o 3º ano do Ensino Médio. Confira as respostas e tire as suas dúvidas nas explicações que constam no gabarito.
Questão 1
1. O então primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, ao comentar o primeiro ano da Segunda Guerra Mundial, teria afirmado perante ao Parlamento: “Esta guerra é, de fato, apenas uma continuação da última”. Sobre essa colocação, é correto afirmar que:
a) Churchill refere-se à Revolução Russa e aos perigos que a União Soviética provocava no cenário internacional.
b) A frase se dá pelo fato de a Segunda Guerra Mundial estar ligada aos problemas não-solucionados da Primeira Grande Guerra, o que favoreceu um clima de revanchismo e animosidades na Europa.
c) Para o primeiro-ministro britânico, os lados da Guerra eram virtualmente os mesmos entre as duas Guerras Mundiais. Afinal, britânicos e franceses lutavam contra alemães e russos em ambas as oportunidades
d) A afirmação feita por Churchill revela a preocupação do estadista em relação ao desenvolvimento da Guerra, tendo em vista que a Inglaterra estava numa posição frágil e poderia terminar a Segunda Guerra Mundial derrotada, assim como na Primeira Guerra.
a) Incorreta. Churchill não se referia à Revolução Russa ou à União Soviética, mas à continuidade dos problemas da Primeira Guerra Mundial.
b) Correta. A Segunda Guerra Mundial foi consequência direta dos conflitos não resolvidos da Primeira Guerra, incluindo o Tratado de Versalhes, o revanchismo alemão e a instabilidade na Europa.
c) Incorreta. Embora houvesse semelhanças entre os lados em ambas as guerras, a União Soviética não foi inimiga da Grã-Bretanha na Primeira Guerra Mundial, e, durante a Segunda Guerra, tornou-se aliada dos britânicos a partir de 1941.
d) Incorreta. A Inglaterra saiu vitoriosa na Primeira Guerra Mundial, e a afirmação de Churchill não expressava necessariamente pessimismo, mas sim a ideia de que o novo conflito era uma continuação das tensões anteriores.
Questão 2
A imagem a seguir alude a um importante episódio político ocorrido em 1917, no continente Europeu.
O nome do episódio e de seu principal líder, respectivamente, são:
a) Revolução Francesa e Maximilien Robespierre
b) Marcha sobre Roma e Benito Mussolini.
c) Revolução Russa e Vladimir Lênin.
d) Unificação Alemã e Otto von Bismarck.
A Revolução Russa de 1917 foi um dos eventos mais importantes do século XX. Ela resultou na queda do regime czarista e na ascensão do Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin.
O movimento teve como causas principais a insatisfação popular com a guerra, a fome e a desigualdade social. Com a Revolução, a Rússia tornou-se o primeiro país socialista do mundo, instaurando um governo baseado nos ideais marxistas.
Questão 3
"Os funcionários do DIP foram especialmente hábeis em aproveitar o impacto tecnológico operado pelos novos veículos de comunicação — rádio e cinema — e propagandear as ações e iniciativas do governo. O rádio já era, na época, um fenômeno de massa: atendia à demanda de entretenimento de uma audiência crescente, estava consolidado como veículo publicitário e conseguia fazer brotar o sucesso. Em 1939, o DIP passou a difundir propaganda oficial por meio da transmissão radiofônica diária, em cadeia nacional, da Hora do Brasil; através desse programa, popularizou a voz de Vargas, com discursos curtos e simples que pareciam eliminar intermediários e falar diretamente ao ouvinte."
(SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 377.)
Sobre o Estado Novo e o uso da propaganda, assinale a alternativa correta.
a) O Departamento de Imprensa e propaganda buscava criar uma imagem positiva de Getúlio Vargas dentro das regras democráticas e garantindo a liberdade de expressão
b) Entre suas estratégias, o DIP buscou implementar a figura de Getúlio Vargas como um líder de esquerda, ligado pessoalmente aos trabalhadores e ao movimento socialista
c) A propaganda do DIP era controlada diretamente pelo Exército brasileiro e buscava apresentar Getúlio Vargas como um homem intelectualizado e pertencente às elites
d) O uso político do rádio era uma das estratégias do Estado Novo para forjar um laço de identidade entre a população brasileira e seu líder, Getúlio Vargas.
a) Incorreta. O Estado Novo (1937-1945) foi uma ditadura, e o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) controlava rigidamente a informação, censurando conteúdos contrários ao governo e restringindo a liberdade de expressão.
b) Incorreta. Embora Vargas tenha se aproximado dos trabalhadores por meio de políticas trabalhistas e discursos populistas, ele não se associava ao movimento socialista. Pelo contrário, o Estado Novo reprimiu sindicatos e perseguiu opositores de esquerda.
c) Incorreta. O DIP era um órgão civil diretamente ligado ao governo Vargas, e não ao Exército. Além disso, a propaganda estatal enfatizava Vargas como um líder popular e próximo do povo, e não como pertencente às elites intelectuais.
d) Correta. O uso do rádio foi uma das principais ferramentas do Estado Novo para aproximar Vargas da população, criando uma identidade nacional e projetando-o como um líder paternalista e próximo do povo.
Questão 4
Sobre a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), avalie as seguintes afirmações.
I - A ditadura teve início a partir de um Golpe de Estado que depôs Jânio Quadros, então presidente do Brasil ligado ao PTN.
II - Após a tomada do poder, os militares iniciaram a edição de vários Atos Institucionais, que cassavam opositores e restringiam direitos democráticos.
III - Durante o governo Médici, o Brasil também experimentou um período de rápido crescimento econômico conhecido por “Milagre Econômico”.
É correto o que se afirma em:
a) I, II e III
b) I e II, somente
c) I e III, somente
d) II e III, somente.
I - Incorreta. A Ditadura Militar no Brasil teve início com o golpe de 31 de março de 1964, que depôs o presidente João Goulart, e não Jânio Quadros. Jânio havia renunciado ao cargo em 1961, e sua saída não foi resultado de um golpe militar, mas sim de uma decisão pessoal.
II - Correta. Após o golpe, os militares instauraram uma série de Atos Institucionais (AIs), que ampliaram o poder do regime e restringiram liberdades. O AI-5, de 1968, foi o mais repressivo, permitindo o fechamento do Congresso, a cassação de mandatos políticos e a censura à imprensa.
III - Correta. Durante o governo Médici (1969-1974), o Brasil viveu um período de crescimento econômico acelerado, impulsionado por investimentos estatais e estrangeiros, o que ficou conhecido como “Milagre Econômico”. No entanto, esse crescimento ocorreu em meio à repressão política e ao aumento da desigualdade social.
Questão 5
O século XX ficou marcado pelo processo de descolonização da África e da Ásia, levando à formação de diversos países nesses continentes. Entre eles, destaca-se a África do Sul, cuja história foi marcada pelo Apartheid. Assinale a alternativa que melhor define o que foi o Apartheid.
a) Regime de segregação racial que garantia privilégios à minoria branca, proibindo a população negra de votar, frequentar determinados locais e ocupar cargos públicos, entre outras restrições.
b) Sistema político que assegurava os privilégios econômicos da Inglaterra na economia sul-africana, impedindo a livre concorrência e o comércio
c) Ideologia que defendia a união entre os países africanos, tendo Nelson Mandela e Desmond Tutu como principais líderes
d) Movimento político que exigia indenizações dos antigos colonizadores aos países africanos recém-emancipados. O sucesso desse movimento teria tornado a África do Sul uma das economias mais fortes do continente.
O Apartheid foi um regime de segregação racial institucionalizado na África do Sul entre 1948 e 1994.
Durante esse período, a minoria branca manteve privilégios políticos, econômicos e sociais, enquanto a população negra foi privada de direitos fundamentais, como o voto, o acesso a determinados espaços públicos e a ocupação de cargos políticos.
Questão 6
Após a Segunda Guerra, o mundo assistiu ao início da chamada Guerra Fria, uma disputa geopolítica entre Estados Unidos e União Soviética. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.
a) Os Estados Unidos se apresentaram como defensores da democracia e da liberdade, adotando medidas como o Macarthismo e a Política da "Boa Vizinhança"
b) A Revolução Cubana (1959) e a Guerra da Coreia (1950-1953) ilustram a rivalidade da Guerra Fria. No último caso, tropas soviéticas e americanas lutaram diretamente pelo controle da península coreana
c) A Guerra Irã-Iraque (1980-1988) foi um episódio na Guerra Fria, pois opôs o Irã, aliado soviético, ao Iraque, aliado dos EUA. Com a vitória iraniana, o Iraque se afastou dos americanos sob o governo de Saddam Hussein
d) A Guerra Fria envolveu disputas militares, espaciais e até mesmo esportivas. Por exemplo, as Olimpíadas de Moscou (1980) e Los Angeles (1984) foram marcadas por boicotes e tensões políticas.
a) Incorreta. A política da Boa Vizinha é característica de um contexto anterior à Guerra Fria, mais exatamente durante a década de 1930 e 1940. Por sua vez, o Macarthismo foi uma perseguição interna de supostos "comunistas" na sociedade americana, não constituindo um exemplo de sua defesa da democracia e das liberdades.
b) Incorreta. Embora a Guerra da Coreia tenha sido um reflexo da Guerra Fria, EUA e URSS não lutaram diretamente, mas apoiaram lados opostos do conflito.
c) Incorreta. O Irã não era aliado soviético. Além disso, o Iraque, apesar de ter recebido apoio dos EUA durante a guerra, já era governado por Saddam Hussein.
d) Correta. A Guerra Fria se manifestou em diversas áreas, incluindo o esporte, com boicotes olímpicos em Moscou (1980) e Los Angeles (1984).
Confira os exercícios do 1º ano e do 2º ano:
Questões de História para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Questões de História para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Quer continuar praticando? Conheça os exercícios exclusivos do Toda Matéria: Exercício de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
-
Questões de História para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)
-
Tabuada Completa de multiplicação, adição, divisão e subtração
-
Números Ordinais: o que são e lista de 1 a 100
- Calúnia
- Fascismo
-
Antissemitismo
- Imperialismo
-
O que foi o apartheid na África do Sul
-
Tipos de Ditadura
-
Exercício sobre nazismo e fascismo para estudar (com respostas)