Questões de Sociologia para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Confira uma seleção de questões sobre conceitos fundamentais da Sociologia, abordando temas como metodologia sociológica, áreas das Ciências Sociais, teorias clássicas e o papel do senso comum.
Cada questão vem acompanhada do gabarito e de uma breve explicação, ajudando no seu aprendizado. Prepare-se para revisar e aprofundar seus estudos!
Questão 1
Para promover suas pesquisas, a Sociologia se utiliza:
a) De metodologias científicas, como o método qualitativo e quantitativo, levando em conta a ausência de precisão de seus objetos de estudo;
b) De especulação, visando encontrar respostas em ideias universais;
c) De cálculos precisos, para verificação, uma vez que ela é uma ciência como qualquer outra;
d) De testagem com reprodução de sistema sociais em laboratório.
Resposta: a)
A Sociologia é um dos campos das Ciências Sociais, que busca compreender os fenômenos sociais e validar esse estudo, a partir de uma perspectiva científica.
Para cumprir com seu intuito, além de se valer de procedimentos comuns às Ciências (levantamento de problemas e hipóteses, verificação da outras pesquisas), ela utiliza os métodos qualitativos (como, entrevistas) e quantitativos (como, comparação estatística), uma vez que seus objetos de estudos (os sujeitos e a sociedade) são variáveis.
Questão 2
Marque a alternativa que contenha somente áreas ligadas à Ciências Sociais:
a) Metafísica, Antropologia e Política;
b) Estética, Genética e Sociologia;
c) Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas;
d) Ética, Ciências Políticas e Ecologia.
Resposta: c)
Entre os campos das Ciências Sociais, temos: a Antropologia, que investiga as diversas expressões culturais existentes; a Sociologia, que estuda o funcionamento social, e as Ciências Políticas, que tratam dos fenômenos políticos.
Questão 3
Entre os teóricos que dão início aos estudos sociológicos está Auguste Comte, filósofo do século XIX. Marque a alternativa que traga uma concepção desse pensador:
a) As sociedades são como um grande organismo, em que todas suas partes/grupos possuem uma função, que se interligam, para a manutenção do todo. Em sociedades com trabalhos mais especializados, é perceptível mais essa relação de interdependência entre as partes;
b) As sociedades passam por três estágios de desenvolvimento: elas iniciam no estado teológico, vão para estado metafísico e devem chegar no estado positivo;
c) A história nos revela que as sociedades se estruturam a partir das relações de trabalho entre seus indivíduos, por isso, que se vê uma clara desigualdade social, em que os mais pobres precisam vender sua força de trabalho;
d) Se refletirmos a origem da sociedade, poderemos perceber que ela se formou da necessidade que indivíduos tinham de se sentirem seguros, contudo, tamanha união levou todos a corrupção de seus comportamentos.
Resposta: b)
Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo do fim do período Moderno e considerado, por alguns, “pai da Sociologia”. Em sua tese acerca das sociedades humanas, Comte aponta três estágios de desenvolvimento delas.
No primeiro, chamado de Estado Teológico, as sociedades estariam submetidas às crenças sobrenaturais, inclusive para explicar sua existência.
No segundo, chamado de Estado Metafísico, as sociedades teriam avançado e passado a explicar sua realidade, a partir de conceitos abstratos.
No último estágio, Estado Positivo, temos uma sociedade já evoluída, que se vale dos estudos científicos, para tratar sobre a realidade.
Questão 4
Pensando de forma sociológica, o que representa o Senso Comum?
a) Uma espécie de conhecimento não científico baseado em crenças, costumes ou experiências cotidianas;
b) Um conhecimento lógico baseado em hipótese com testagem empírica;
c) Um saber especulativo sobre a origem da coisas e que tem por base o questionamento;
d) Sendo Comum é a ausência total de conhecimento.
Resposta: a)
O Senso Comum é uma forma de conhecimento popular adquirido a partir das vivências individuais, das crenças, dos hábitos ou das trocas geracionais. É um conhecimento enraizado na sociedade e que não tem a preocupação de se provar cientificamente.
Questão 5
Escolha a alternativa que tenha um importante nome da Sociologia:
a) Júlio Verne;
b) Sócrates;
c) Santo Agostinho;
d) Max Weber.
Resposta: d)
Max Weber foi um pensador contemporâneo, que trouxe novas perspectivas para o estudo sociológico. Entre suas contribuições está a ideia de que a sociedade não estava dividida única e exclusivamente pelo fator econômico, como defendiam os marxistas.
Para Weber, existem muitas maneiras de explicar as desigualdades sociais. Devemos considerar outros fatores (o prestígio social, o poder político) para explicar a estratificação de uma sociedade.
Faça também as questões de Sociologia para o 2º ano do Ensino Médio
Quer continuar praticando? Conheça os exercícios exclusivos do Toda Matéria: Exercício de Sociologia para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
-
Questões de História para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)
-
Sociologia
-
Exercício de Português para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)
- Significado de Funcionalismo
- Significado de Solidariedade
- Significado da Anomia
- Significado de Senso Crítico
- Tipos de Conhecimento
- O que é uma Sociedade
- Significado de Indivíduo