Questões sobre o Estoicismo (com respostas explicadas)
Teste os seus conhecimentos sobre o Estoicismo com as questões abaixo. Confira as respostas e aprenda mais com as explicações.
Questão 1
O que significa o conceito de ataraxia?
a) Significa sem perturbação e trata da tranquilidade da alma.
b) Significa purificação da alma.
c) Significa vontade da alma.
d) Significa bem-estar espiritual.
Resposta: a)
Ataraxia é um termo em grego, muito utilizado pelo pensamento estoico, que traduz o estado ideal que os sábios buscam alcançar: a ausência de perturbações. Isso implica em se manter sereno diante às adversidades da vida, num estado de plena quietude, a fim de impedir ser afetado ou constrangido pelas paixões.
Quanto às informações presentes nas demais alternativas, cabe ressaltar que: o termo grego que está ligado à ideia de “purificação da alma” é “catarse”. O termo “boulesis” traduz a ideia de “vontade”, enquanto “eudaimonia” é termo grego para “felicidade”.
Questão 2
Marque a alternativa que contenha uma das ideias centrais do estoicismo.
a) Os males que afetam as cidades só terão fim quando subir no governo da cidade um filósofo como rei.
b) Devemos agir de tal forma que nossa ação seja uma referência universal para todos.
c) O sábio não se inquieta com os acontecimentos, pois sabem que não possuímos controle sobre o destino.
d) Diante de ideias ditas verdadeiras, cujo oposto também pode ser validado como verdade, devemos suspender nosso juízo.
Resposta: c)
Para os estoicos não temos controle sobre os acontecimentos naturais e externos a nós. Não podemos impedir a chuva ou um furacão de ocorrer. A única coisa que está em nosso poder são as nossas ações e nossas concepções. Assim, caberia a nós, dominar nossas paixões, para evitar o sofrimento, e aceitar o nosso destino.
Questão 3
Das alternativas abaixo, qual contém nomes de representantes do estoicismo?
a) Marco Aurélio, Zenão de Cítio, Diógenes e Parmênides.
b) Demócrito, Sêneca, Epicteto e Sócrates.
c) Thales de Mileto, Parmênides, Demócrito e Epicteto.
d) Zenão de Cítio, Marco Aurélio, Sêneca e Epicteto.
Resposta: d)
Zenão de Cítio (334 - 262 a. C.): foi um filósofo do período helenista, sendo consagrado como fundador do estoicismo devido ao fato de ministrar seus ensinamentos ao caminhar pelo pórtico pintado (Stoa).
Marco Aurélio (121 d. C. - 180 d. C.): além de filósofo, foi imperador de Roma, por volta de 161. Enquanto liderava Roma e enfrentava seus inimigos, a fim de impedir as invasões de seu território, Marco Aurélio registrava suas reflexões filosóficas sobre a alma e a conduta moral humana, em um diário que ficou consagrado como Meditações.
Sêneca (4 a. C. - 65 d. C.): outro importante nome do estoicismo imperial. Foi tutor do imperador Nero. Produziu importantes obras ligadas à corrente estoica, a saber: A Tranquilidade da alma, texto em que ele esclarece sobre a prática das virtudes morais e a busca da ataraxia; e A Providência, obra em que ele reflete sobre a providência divina e os motivos do sofrimento dos virtuosos. Além destes, Sêneca escreveu 124 Cartas, que contextualizam o cenário daqueles tempos e apresentam explicações sobre a prática filosófica que defendia.
Epicteto (55 d. C. - 135 d. C.): filho de uma serva e sendo escravo em Roma, Epicteto é um dos principais nomes do estoicismo do período imperial. Seu conhecimento foi registrado por Flávio Arriano, numa obra chamada Encheirídion ou Manual de Epicteto. Nele, temos diversas reflexões que alimentaram o estoicismo e influenciaram outros pensadores dessa corrente.
Questão 4
Considere as frase abaixo sobre Deus e a cosmologia.
I. A causa do universo tem dois princípios, um ativo, que é a razão divina, e um passivo, que é a matéria.
II. Para alguns, Deus é como uma razão seminal, pois dá origem a todas as coisas do cosmos.
III. Deus é um criador do universo, portanto, sua natureza é totalmente transcendente ao universo.
IV. O universo é controlado por uma razão divina imanente a ele, por isso, tudo tem uma finalidade, um destino.
De perspectiva estoica, são verdadeiras as frases:
a) I, II e IV.
b) II, III e IV.
c) Todas as frases são verdadeiras.
d) Nenhuma delas são é verdadeira.
Resposta: a)
A visão de um Deus criador, transcendente ao universo, deriva do pensamento judaico-cristão, vindo a influenciar as filosofias que procuram a conciliação entre fé e razão.
Nas concepções estoicas, temos um Deus (também chamado de razão/ lógos) que é imanente ao universo, ou seja, não é uma força que está separada a ele. Antes, Deus é uma força ou razão que penetra a realidade e que determina a existência e a finalidade das coisas. Por isso, também Deus pode ser entendido como uma razão seminal, pois ele tem o poder de dar existência a uma infinidade de coisas, a partir da matéria sem forma.
Assim, temos dois princípios do universo: de um lado, Deus, princípio ativo que dá forma; de outro, a matéria, substância amorfa e indefinida.
Leia também: Estoicismo: o que é, significado e o que é ser estoico
Quer continuar fazendo mais exercícios sobre Estoicismo? Conheça os exercícios exclusivos do Toda Matéria: Questões sobre o Estoicismo (com respostas explicadas)