Questões sobre o Modernismo na literatura (com gabarito)
Confira a seguir cinco questões explicadas sobre o Modernismo na literatura. Treine seus conhecimentos e continue estudando.
Questão 1
O Modernismo surgiu em um período de intensas mudanças no cenário mundial. Entre os principais eventos que influenciaram esse movimento, podemos citar:
a) A Revolução Industrial e a consolidação do absolutismo.
b) A Primeira Guerra Mundial e as transformações tecnológicas do século XX.
c) O Renascimento e a invenção da prensa por Gutenberg.
d) A Revolução Francesa e o Iluminismo.
e) O avanço do Feudalismo e o fortalecimento da Igreja Católica.
O Modernismo surgiu em um período de grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) causou um profundo impacto na sociedade, gerando um sentimento de ruptura com o passado.
Além disso, o avanço das tecnologias e a urbanização acelerada trouxeram novos desafios e temas para a arte e a literatura. Esse contexto impulsionou movimentos de vanguarda, que rejeitavam as tradições e buscavam novas formas de expressão.
Questão 2
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco do Modernismo no Brasil. Sobre esse evento, é correto afirmar que:
a) Foi um movimento unânime, sem resistência por parte do público e da crítica.
b) Contou apenas com escritores, sem participação de artistas plásticos ou músicos.
c) Representou uma ruptura com as tradições e defendeu novas formas de arte.
d) Seguiu os padrões acadêmicos da época, uma vez que foi organizado pela elite intelectual.
e) Teve como principal influência os debates líricos típicos do Parnasianismo.
A Semana de Arte Moderna foi um evento que reuniu escritores, pintores, músicos e escultores que desejavam romper com o academicismo e inovar na arte.
O evento foi marcado por vaias e críticas, pois muitos consideravam as novas propostas artísticas um desrespeito à cultura tradicional. Foi um marco na literatura, música e artes plásticas brasileiras.
Questão 3
Leia o texto a seguir, extraído do Manifesto Futurista, de Marinetti.
"Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia. (...) Queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, a bofetada e o soco."
As vanguardas europeias contribuiram para o desenvolvimento do modernismo. Assim, com base no trecho e nas características do Futurismo, assinale a alternativa correta.
a) O movimento defendia a tradição artística e a valorização do passado.
b) O Futurismo exaltava a velocidade, o progresso tecnológico e o dinamismo da vida moderna.
c) O Futurismo propunha uma arte subjetiva e introspectiva, marcada pela melancolia.
d) Os futuristas rejeitavam qualquer influência da industrialização e da modernidade.
e) O movimento tinha uma abordagem conservadora, focada na preservação das formas clássicas.
O Futurismo foi um movimento marcado pela assimilação dos elementos de modernidade na arte. Assim, a fragmentação do sujeito do século XX manifestava-se através da exaltação da velocidade, da tecnologia e do dinamismo da vida nas cidades.
Questão 4
Leia o poema "Pobre Alimária", de Oswald de Andrade.
POBRE ALIMÁRIA
O cavalo e a carroça
Estavam atravancados no trilho
E como o motorneiro se impacientasse
Porque levava os advogados para os escritórios
Desatravancaram o veículo
E o animal disparou
Mas o lesto carroceiro
Trepou na boleia
E castigou o fugitivo atrelado
Com um grandioso chicote
Com base no poema, assinale a alternativa correta.
a) O poema expressa uma visão romântica e idealizada da relação entre o homem e a cidade.
b) O poema segue um padrão fixo de rima e métrica, típico da tradição parnasiana.
c) O texto exalta o avanço tecnológico, sobrepondo a imagem do bonde à carroça
d) A coexistência de elementos antagônicos aproxima o poema do surrealismo.
e) A cena descrita é uma alegoria crítica sobre a modernização e a exploração dos trabalhadores.
Oswald de Andrade, um dos grandes nomes do Modernismo no Brasil, frequentemente utilizava a ironia e a crítica social em seus poemas.
No texto, o cavalo representa os trabalhadores explorados, enquanto o "motorneiro" e os "advogados" simbolizam a impaciência da sociedade moderna e burguesa diante da lentidão do trabalho manual. Assim, é possível ver o espiral de violência que segue de forma vertical, dos advogados do bonde, ao motorneiro, ao carroceiro, ao animal.
Questão 5
A fim de instrução didática, comumente, no Brasil, o modernismo é dividido em três fases. A Segunda Fase do Modernismo se caracterizou por:
a) Forte preocupação social e aprofundamento psicológico das personagens.
b) Rejeição da identidade nacional e imitação da literatura europeia.
c) Uso exclusivo da poesia concreta e experimental.
d) Temas exclusivamente urbanos, ignorando o regionalismo.
e) Total ausência de crítica social, centrando-se na vida rural da sociedade.
A Segunda Fase do Modernismo foi marcada pelo regionalismo e pelo aprofundamento psicológico das personagens. Os autores passaram a abordar temas como desigualdade social, vida no sertão e injustiças no Brasil.
Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz são exemplos de escritores dessa fase, que criaram personagens complexos e uma literatura engajada.
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