Significado de Recalque
O que é Recalque:
Recalque, também conhecido como recalcamento, é o ato ou efeito de recalcar, de dominar, de concentrar, de reprimir aspirações, desejos, instintos.
O termo recalque tem sido bastante usado na internet. Uma pessoa recalcada fala mal dos outros, porque por exemplo, tem inveja. Neste sentido, o recalque faz com que a pessoa tenha inveja ou raiva de outras pessoas.
No mundo da música, várias músicas foram feitas sobre o tema de recalques e pessoas recalcadas. Uma das mais conhecidas é a Beijinho no Ombro, da autoria de Valesca Poposuda.
Na psicologia o recalque é uma defesa automática e inconsciente com que são repelidas do consciente as ideias que são penosas ou perigosas.
Em inglês, a palavra recalque pode ser traduzida por repression, enquanto uma pessoa recalcada pode ser descrita como repressed.
Veja também:
Recalque na psicanálise
De acordo com Freud, o recalque é um dos conceitos fulcrais da psicanálise. Consiste em um mecanismo que remete para o inconsciente emoções, pulsões e afetos que são considerados repugnantes para um determinado indivíduo.
A repressão desses sentimentos para o inconsciente não os elimina do quadro psíquico, e podem causar distúrbios no indivíduo.
Freud classificou este mecanismo em duas categorias: recalcamento primário (inscrição de experiências no insconsciente) e recalcamento secundário (a rejeição de experiências inscritas no inconsciente).
Recalque diferencial
Recalque diferencial é uma expressão utilizada na engenharia civil que descreve a diferença entre os recalques de dois elementos de uma fundação. Se um prédio é construído sobre uma camada de argila fina, pode ocorrer recalque diferencial, que em muitas ocasiões origina fissuras diagonais nas estruturas.
O recalque diferencial causa distorções nas estruturas, e dependendo da sua magnitude, podendo chegar a causar fissuras ou trincas.