Referencial Teórico
Referencial teórico é um resumo de discussões realizadas por outros autores sobre determinado assunto. Serve como embasamento e articulação com o tema desenvolvido em trabalhos científicos e acadêmicos.
O referencial teórico também é conhecido como Embasamento Teórico, Revisão Bibliográfica, Revisão da Literatura ou Estado da Arte. Em geral, há um capítulo específico do trabalho em que é apresentado esse referencial teórico.
Como fazer Referencial Teórico
Para fazer um referencial teórico é necessário consultar as referências bibliográficas condizentes com a área de estudo a ser trabalhada e verificar pesquisas realizadas por outras pessoas sobre a temática escolhida.
Em outras palavras, o investigador deve deixar evidente que, para atingir seus resultados, teve como suporte esse recorte teórico. Para isso, é importante que haja uma coerência interna entre as referências e o modo como foi realizada a investigação.
No referencial teórico, são apresentados os mais importantes conceitos, justificativas e características sobre o assunto abordado do ponto de vista da análise feita por outros autores.
Também é importante escrever sobre os resultados das pesquisas obtidas previamente, indicando os respectivos responsáveis pelas análises por citações diretas ou indiretas.
Lembrando que todas as referências aos autores externos devem seguir o padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT.
Função do Referencial Teórico
O referencial teórico serve para dar respostas às questões ontológicas (quem é o investigador) e epistemológicas (o conhecimento adquirido ao longo dos estudos). Deve unir-se ao referencial metodológico que sustenta as opções sobre os métodos de recolha e análise de dados aplicados à pesquisa.
Um dos principais objetivos do referencial teórico para um projeto de pesquisa é criar um plano de sustentação argumentativo sobre o tema a ser abordado, servindo como comparação aos resultados obtidos.
Pesquisadores inexperientes poderão conseguir as fontes necessárias para o referencial teórico de seus trabalhos a partir de indicações de professores especialistas em determinadas áreas de pesquisa. Livros, artigos, teses e outros materiais podem servir de fonte para a construção do referencial teórico.
Referencial bibliográfico
Consiste numa listagem com todos os livros, artigos, jornais, documentos eletrônicos e demais materiais utilizados como fonte de consulta para a confecção do trabalho científico.
O referencial bibliográfico deve ser apresentado por ordem alfabética, indicando autor ou autora, nome do livro ou título do artigo, local, edição e páginas que foram consultadas.
A ABNT também define as normas corretas para a produção e apresentação da referência bibliográfica, que costuma ser chamada de “bibliografia”.
Saiba mais:
- Fundamentação Teórica
- Pesquisa Bibliográfica
- Como fazer a Metodologia do TCC (com exemplos)
- O que escrever na metodologia (com exemplos prontos)
- Como fazer capa e contracapa de trabalhos ABNT: guia prático
- Como fazer referências bibliográficas ABNT: guia completo
- Resumo simples e resumo expandido
- Exemplos de formatação pelas regras e normas da ABNT para trabalhos acadêmicos
- Introdução de TCC: como fazer corretamente (com exemplos)
- Apud (Citação de Citação)