Ressignificar
Ressignificar caracteriza a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém.
Ele está relacionado com o processo de ressignificação, um método da neurolinguística que faz com que as pessoas possam dar novos significados a acontecimentos da vida, a partir da sua mudança na percepção do mundo.
Muito comum na psicologia, este processo de ressignificar utiliza várias técnicas para fazer as pessoas mudarem suas percepções da vida e agirem de maneira que suas atitudes contribuam para um mundo mais agradável. E isto só é possível a partir do momento em que elas conseguem mudar o significado de algo já realizado, para que as respostas e o seu próprio comportamento também possa se modificar.
A ressignificação é um elemento importante no processo criativo, onde a habilidade de atribuir novas importâncias a um evento comum se torna útil e propicia prazer às pessoas.
Para a área da comunicação, por exemplo, o ato de ressignificar tem significados muito diferentes dependendo do contexto em que ele se manifesta. Normalmente, a partir da ressignificação cultural, por exemplo, se pode atribuir novas funções e interpretações a obras de arte, músicas, filmes, etc.