O que é Revolução: entenda o conceito com exemplos
Revolução é uma palavra com origem no latim revolutione, que significa ato ou efeito de revolver ou revolucionar. Pode ter vários significados aplicados a várias áreas diferentes, podendo ser sinônimo de revolta ou de um movimento giratório.
Uma revolução é alteração violenta nas instituições políticas de uma nação, muitas vezes alcançadas através de uma rebelião ou motim. É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras.
No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação profunda. Ex: Depois de ter sofrido uma parada cardíaca, o seu estilo de vida sofreu uma revolução.
Conheça alguns exemplos de revoluções.
Revolução Francesa
A Revolução Francesa corresponde ao período entre 1789 a 1799, que serviu para terminar o Antigo Regime. O lema da Revolução Francesa foi "Igualdade, Fraternidade e Liberdade".
A Revolução Francesa teve como motivação a infelicidade social causada por razões econômicas e diplomáticas, como más colheitas, aumento demográfico, etc. O povo francês verificava que a França ficava para trás em comparação com outros países em avanço, como a Inglaterra. A sociedade iluminista e burguesa verificou o sucesso da revolução americana, o que motivou o derrube do regime absolutista. Naquela altura, com medo de perder os seus privilégios, a nobreza tentou se defender, impedindo que os ministros de Luís XVI pudessem tomar medidas para melhorar a situação econômica vivida.
No dia 14 de Julho de 1789, quando o povo soube que o rei pretendia dissolver a Assembleia, houve o assalto e destruição de Bastilha, prisão do Estado e símbolo da repressão do Regime absoluto. O Rei tentou fugir do país, mas foi detido e obrigado a aprovar a constituição criada recentemente. Mais tarde, em Janeiro de 1793, a Assembleia votou a execução do rei Luís XVI, decisão que fez com que a Grã-Bretanha, Espanha e Holanda declarassem guerra à França.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial corresponde ao processo de industrialização que teve início na segunda metade do século XVIII no Reino Unido. Esta revolução ocorreu graças à utilização de máquinas na indústria, e foi potenciada com a invenção da máquina a vapor.
A estrutura do trabalho foi alterada, sendo que em muitos casos os artesãos eram substituídos por operários de fábricas. Uma grande diferença é que essas novas fábricas precisavam de forte investimento para serem construídas e de um mercado regular. A sociedade passou de agrícola a industrial, o que resultou em um movimento de zonas rurais para as cidades. Isso causou alguns desequilíbrios políticos, sociais e econômicos, ainda antes de ocorrer a Revolução Francesa.
É conhecida como Segunda Revolução Industrial, a mudança causada pela introdução da eletricidade, do petróleo e dos motores de combustão. A Terceira Revolução Industrial está relacionada com o tratamento eletrônico de dados e utilização da informática e robótica nos processos industriais.
Revolução Cubana
A revolução cubana foi um conflito armado onde o líder Fulgêncio Batista foi removido do poder em 1959, graças à intervenção do movimento liderado por Fidel Castro. Um dos nomes mais sonantes da revolução foi Che Guevara, que integrou o Exército Rebelde de Castro.
Revolução Russa
A revolução russa de 1905 foi caracterizada por um conjunto de motins e rebeliões contra o Czarismo, que estava enfraquecido depois da derrota da Rússia na guerra contra o Japão. A revolução teve início depois das mortes do Domingo Vermelho, que serviram para unir a oposição. A rebelião ganhou mais força depois da rebelião que ocorreu no couraçado Potemkin e da greve geral com o objetivo de chegar ao poder. Apesar disso, as forças czaristas destruíram facilmente o movimento rebelde.
A revolução russa de 1917 foi o conjunto de conflitos que culminaram no fim do regime czarista e na introdução de um sistema comunista. Foi marcada pela Revolução de Fevereiro e Revolução de Outubro.
Revolução Farroupilha
A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, foi uma rebelião regional contra o governo imperial no Brasil. Ocorreu entre 1835 e 1845 no sul do Brasil, e culminou na independência da província de São Pedro do Rio Grande do Sul.
Revolução de 1930
A revolução de 1930 foi um movimento revolucionário no Brasil, que tirou do poder o presidente da República Washington Luís Prestes, e entregando o poder a Getúlio Vargas.
Entre alguns eventos que potenciaram esta revolução estão: o tenentismo e o contínuo esforço de tirar o poder das oligarquias; o acordo entre os estados de S. Paulo e Minas Gerais; crise financeira e alteração da liderança do país, que resultou das eleições presidenciais irregulares de 1930.
Revolução Chinesa
Uma das revoluções mais importantes na China aconteceu entre 1949 e 1962, sob a liderança de Mao Tse-tung, quando o comunismo chegou ao poder e foram tomadas medidas como a nacionalização de empresas estrangeiras, coletivização das terras e passou a existir um controle do Estado sobre a economia. Uma das marcas desse período na China foi a Revolução Cultural, um processo que teve início em 1963 que pretendia usar a cultura para instaurar uma revolução permanente. Foram iniciadas várias transformações baseadas no "Livro Vermelho" com fundamentação na autocrítica do sistema.
Revolução Inglesa
A Revolução inglesa foi uma guerra civil, que ocorreu entre 1641 e 1649, que culminou na execução do Rei Carlos I, dando início à República de Cromwell. Além disso, também é classificado como revolução inglesa o processo pacífico que causou a queda de Jaime II Stuart e ascensão ao trono de Guilherme III de Orange.
- Bandeira da Rússia (significado, simbologia e história)
- Significado de Contemporâneo
- Socialismo
- O que é Ideologia: significado, conceito e definição
- 5 momentos importantes na luta pela democracia
- Tempo histórico
- Fases da Revolução Industrial: características e mudanças na produção
- Comunismo
- O que é a Propriedade Privada
- Sociologia