O que é Ritmo
Ritmo é a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, conforme a intensidade e o tempo. Pode ser sinônimo de cadência (sons cadenciados) em intervalos de tempo periódicos.
O ritmo está ligado à música, mas também a outras formas de arte, como a poesia, por exemplo. Neste último caso, o ritmo controla a distribuição de sílabas compridas e curtas e a repetição dos tempos fracos e fortes de um verso.
Ritmo musical
O ritmo é, junto com a harmonia e a melodia, um dos componentes essenciais de uma música. Diferente das outras artes, como as artes plásticas, a música ocorre dentro de um parâmetro temporal e o ritmo controla a sucessão de sons dentro do tempo.
É o ritmo que controla a duração dos sons e dos silêncios em uma música, ou seja, é o responsável pela temporalidade musical. É um padrão de sons criado dentro de um determinado período de tempo. A mesma sequência de notas musicais pode criar uma música diferente somente com a alteração do ritmo.
O ritmo é comumente confundido com a velocidade com que uma música é tocada. O mal-entendido faz o ritmo ser confundido com o andamento, que é a velocidade em que um compasso musical é executado.
É importante ressaltar que o ritmo não tem a ver com a velocidade dentro da música, mas sim com a duração de cada silêncio ou nota musical.
Ritmo sinusal
O conceito de ritmo também é utilizado para definir a temporalidade de outros tipos de sons, não só das notas musicais. O ritmo sinusal, por exemplo, é uma expressão que remete para o ritmo "normal" do coração, ou seja, a sucessão e frequência das contrações cardíacas. Tem essa designação graças ao nó sinusal, uma estrutura que funciona como marca-passo natural do coração.
Veja também: rimas.