Rosa de Saron: significado na Bíblia
Rosa de Saron é uma expressão bíblica que se encontra no Antigo Testamento em Cântico dos Cânticos 2:1. Em algumas versões da Bíblia está escrito: "Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales".
Esta frase integra um diálogo entre uma mulher sulamita e o seu amado. Na época de Salomão (escrito do livro Cântico dos Cânticos), o vale de Saron (uma região da Palestina) era fértil e produzia belas e abundantes flores. Por esse motivo a noiva se descreve como uma rosa e o noivo confirma que ela é como "um lírio entre espinhos".
A Rosa de Saron representa Jesus?
Algumas pessoas atribuem o título de "Rosa de Saron" a Jesus Cristo, no entanto não há provas bíblicas para dizer que Jesus era a rosa de Saron. Essa comparação aconteceu através da ideia de beleza e perfeição atribuída a Jesus, sendo feita uma analogia com a rosa, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron.
Uma outra versão, refere ainda que o diálogo simboliza Jesus Cristo e a sua Igreja. No entanto, alguns autores recusam esta versão, dizendo que este diálogo representa Deus (noivo) e a nação de Israel (noiva). Isto porque a formação da Igreja só aconteceu no Novo Testamento e se espalhou através do ministério do apóstolo Paulo.
Ver também: