Segregação: o que é e quais são os tipos
Segregação é o ato de segregar, por de lado, de separar, isolar ou apartar.
Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distanciamento social e físico é oriundo de fatores biológicos ou sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade, entre outros.
Segregação racial
Segregação racial é uma política que objetiva separar e/ou isolar no seio de uma sociedade as minorias raciais, ou um grupo étnico específico. Na segregação racial os indivíduos ficam restritos a uma região delimitada, ou são criadas barreiras de comunicação social. Na segregação racial as pessoas ficam impedidas de usufruir dos seus direitos dentro da sociedade.
Um dos maiores exemplos de segregação racial foi o Apartheid, que ocorreu na África do Sul, onde os negros eram discriminados, com base em leis que não permitiam que frequentassem os mesmos ambientes que os brancos. Após décadas, sob a liderança de Nelson Mandela, a luta contra o apartheid foi vitoriosa.
Outro famoso exemplo de segregação racial aconteceu nos Estados Unidos, com leis e atos declaradamente racistas, em que afrodescendentes eram discriminados, não tendo os mesmo direitos das outras pessoas. Nos transportes, por exemplo, as pessoas negras tinham que se sentar obrigatoriamente na parte de trás do ônibus.
Segregação Espacial e Urbana
A segregação espacial e urbana é quando as classes sociais ficam concentradas em determinadas regiões ou bairros de uma cidade. Essa segregação ocorre em locais onde há uma grande diferença de renda entre os grupos, uns possuem todas as condições de moradia e serviços, e outros não possuem nada parecido.
Muitas críticas são feitas aos governos devido à segregação. Uma vez que os próprios governantes geralmente priorizam investimentos e melhorias em áreas onde se concentra a população com maior renda, aumentando a segregação e ignorando as partes mais pobres.
Os condomínios fechados são um grande exemplo de segregação urbana. Uma vez que as pessoas buscam por segurança e tranquilidade, acabam vivendo em determinadas áreas da cidade e construindo muros para se proteger das áreas perigosas, aumentando a segregação.
Segregação em Biologia
Em biologia, a segregação está na área da genética, designada para a separação dos cromossomos do pai e da mãe. A segregação reúne as unidades hereditárias, transmitidas para os filhos e constituídas por DNA.
A biologia criou então a lei da segregação, que diz que cada característica dos filhos é condicionado aos genes dos seus pais.
Segregação em Geologia
Na geologia, segregação se refere a uma pequena parte de magma que ficou diferente das demais durante o processo de resfriamento, sendo caracterizada por um acúmulo de diferentes elementos da rocha.
Veja mais sobre o que foi o apartheid na África do Sul e o que é exclusão social.
- 20 personalidades negras que mudaram o mundo
- O que foi o apartheid na África do Sul
- Significado de Integração
- Inclusão
- Os 5 momentos mais importantes na luta contra o preconceito e o racismo
- 3 Histórias comoventes sobre a Resiliência Humana
- O que é intolerância
- 7 principais tipos de preconceito
- Vulnerabilidade Social
- O que é a Maioridade (penal de 18 e civil de 21 anos)