Segunda Revolução Industrial
A Segunda Revolução Industrial é o segundo momento do período de grandes mudanças econômicas e sociais realizadas na Europa, na metade do século XIX.
Realizada durante o período de 1860 a 1900, esta etapa da Revolução Industrial é marcada sobretudo pela adesão de países como a França, Rússia, Itália, Alemanha e os Estados Unidos, estes dois últimos consagrando-se grandes potências industriais.
Outro ponto importante desta fase é o surgimento da energia elétrica e do petróleo, dois fatores que impulsionaram o desenvolvimento das indústrias e de outras áreas como a química e os transportes.
Após a primeira fase da Revolução Industrial, a busca por descobertas e inovações foi intensa, o que facilitou a vida do ser humano, tornando então os países que não realizaram a revolução dependentes dos já mais avançados.
Características da Segunda Revolução Industrial
Nessa nova etapa, invenções como a energia elétrica, o uso do motor a explosão por meio do petróleo, os corantes sintéticos e o telégrafo estimularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.
Com o aumento de produtos que tornaram a vida do ser humano mais fácil, como enlatados e demais produtos industrializados, o mundo todo passou a comprar e consumir.
Isso também impulsionou ainda mais as indústrias, que passaram a possibilitar o transporte mais fácil e rápido destes produtos, dando origem a meio de transporte como navios e trens, que foram bastante utilizados no século XIX.
As indústrias também iniciaram o processo de produzir artigos em série e a ter linhas de montagens nas fábricas, o que barateava o custo dos produtos.
Houve também uma intensificação do êxodo rural, uma vez que as pessoas iam cada vez para as cidades por conta da oferta de trabalhos nas indústrias, o que aumentou a população urbana e incluiu o uso da iluminação elétrica nas residências, nas ruas e nas próprias fábricas.
Principais invenções da Segunda Revolução Industrial
Além da energia elétrica e da utilização do petróleo, outras invenções marcaram esta fase da Revolução Industrial, como:
- Os novos processos da fabricação do aço, que permitiu sua utilização na construção civil;
- A invenção da lâmpada incandescente;
- A ampliação das ferrovias e a invenção do avião e do automóvel;
- O surgimento dos meios de comunicação, como telefone, televisão, cinema;
- O surgimento de antibióticos e vacinas, além da ampliação dos conhecimentos sobre doenças e novas técnicas de cirurgia.
Veja também:
- Primeira Revolução Industrial
- Terceira Revolução Industrial
- Quarta Revolução Industrial
- Diferenças entre taylorismo, fordismo e toyotismo
- Fases da Revolução Industrial: características e mudanças na produção
- Revolução Industrial
- Capitalismo industrial
- Manufatura: o que é e importância na revolução industrial
- Taylorismo
- O que é Revolução: entenda o conceito com exemplos