Sensacionalismo
O que é Sensacionalismo:
Sensacionalismo é a apresentação de informações de maneira tendenciosa, com o intuito de causar fortes reações no receptor da mensagem.
O sensacionalismo é um método utilizado pelos meios de comunicação para gerar interesse no público e, assim, aumentar a quantidade de receptores. Pode ser utilizado em todas as formas de mídia, mas possui especial recorrência em jornais escritos.
O sensacionalismo envolve a utilização de exageros, omissões intencionais de informações importantes ou até mesmo mentiras (fake news) na apresentação de notícias. Isso ocorre pois o método sensacionalista, em regra, visa atender interesses particulares políticos ou econômicos.
Em raros casos, o sensacionalismo reflete um entusiasmo real por parte do locutor da mensagem, sem a intenção de manipular a informação.
O sensacionalismo explora sistematicamente o gosto que parte do público tem pelo exagero, pelo drama e pela polêmica. Assim, para oferecer esses elementos, o jornalismo sensacionalista pode se manifestar:
- em títulos
- no vocabulário utilizado e em efeitos retóricos
- na tipografia utilizada
- em fotos e ilustrações
O sensacionalismo também pode ser chamado de “jornalismo amarelo”. A expressão funciona como um eufemismo e teve origem na disputa por leitores ocorrida entre os jornais New York World e New York Journal no final do século XIX. Ambos os jornais aplicaram todas as formas de sensacionalismo em suas matérias no intuito de aumentar a circulação.
História do sensacionalismo
Embora pareça uma prática de efeitos exclusivamente negativos, a origem do sensacionalismo remonta à Roma Antiga, na qual percebeu-se que as notas oficiais e anúncios redigidos de determinada forma geravam mais interesse e empolgação na sociedade analfabeta da época e, portanto, possuíam maior alcance.
Nos séculos XVI e XVII, o sensacionalismo foi utilizado para aumentar a divulgação de livros que pregavam valores morais. A mesma retórica foi utilizada para redigir notícias voltadas às massas, aumentando seu interesse e engajamento em temas políticos e econômicos.
No século XIX, o sensacionalismo foi aplicado no meio literário na Inglaterra, dando origem a um gênero chamado “romance de sensação”, marcado por narrativas surpreendentes e chocantes. Com o sucesso de vendas desse estilo de livro, a mesma estratégia passou a ser aplicada em outros tipos de publicações.
Características e exemplos de sensacionalismo
O sensacionalismo possui alguns traços que definem seu estilo:
Exagero
As notícias sensacionalistas tendem a apresentar os fatos de maneira exagerada a fim de provocar sentimentos como surpresa, revolta e empolgação. Muitas vezes, fatos triviais e irrelevantes recebem proporções aumentadas a fim de se causar impacto.
Exemplo:
Fulana faz apologia ao crime: "Já roubei uma maçã do vizinho."
Apelos a emoções
O sensacionalismo explora a emoção do público-alvo, apelando ao sentimento comum da população sobre determinado assunto, como corrupção, saúde, segurança, etc.
Exemplo:
Incompetência do prefeito já matou milhares de pessoas esse ano.
Omissão de informações importantes
Muitas vezes o sensacionalismo apresenta só parte da informação, omitindo outras essenciais para o entendimento do assunto.
Exemplo:
Quando o governador informou que fecharia duas estradas para reforma pelo período de 2 semanas, um jornal local noticiou “Governo do estado decide fechar estradas."
Falta de objetividade
O jornalismo sensacionalista não preza pela objetividade das informações e apresenta notícias de forma tendenciosa, direcionada e baseada em opiniões pessoais.
Exemplo:
Por quanto tempo ainda teremos que aguentar isso?
Clickbait
Na internet, o sensacionalismo também pode se apresentar na forma de clickbait (caça-clique), através da qual a manchete é apresentada de maneira incompleta, forçando o leitor a acessar a matéria para entender o enunciado.
Exemplo:
Você não vai acreditar no que os cientistas descobriram!
Sensacionalismo e sensacionismo
Alguns dicionários consideram os termos sensacionalismo e sensacionismo como sinônimos. No entanto, as palavras costumam ser utilizadas em contextos diferentes.
Enquanto o sensacionalismo é a forma tendenciosa de apresentar notícias, com o intuito de causar impacto no receptor da mensagem, o sensacionismo se refere a uma corrente filosófica, literária e estética que defende que a única coisa real é a sensação.
Veja também: