Sequência de Fibonacci
Sequência de Fibonacci consiste numa sucessão infinita de números que obedecem um padrão em que cada elemento subsequente é a soma dos dois anteriores. Assim, após 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, etc.
Esta sequência foi descoberta pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci (1170 - 1250), também conhecido por Leonardo Pisa ou Leonardo Bigollo. A constatação de Fibonacci foi feita a partir da observação do crescimento de uma população de coelhos.
A sequência começa pelo número 0 e 1, sendo que este se repete e, posteriormente, a soma dos dois últimos numerais forma o próximo: 1 + 1 = 2. Depois a sequência continua a somar-se: 1 + 2 = 3; 2 + 3 = 5; 3 + 5 = 8; e assim infinitamente.
Esta sequência de números está, misteriosamente, interligada com diversos fenômenos da natureza, conforme se constatou ao longo dos anos os estudos matemáticos.
Os números da sequência de Fibonacci formam a chamada "proporção áurea", um conceito visual muito aplicado nas artes plásticas, arquitetura e design, visto que é considerada agradável aos olhos humanos. O valor da proporção áurea é de aproximadamente 1,6, sendo justamente este número que é obtido quando se divide um número com o seu antecessor da sequência de Fibonacci.
Saiba mais sobre a proporção áurea.
A partir desta sequência ainda pode ser construída a ideia do Retângulo de Ouro. Quando se desenham arcos no interior de cada quadrado dividido dentro do retângulo, também observa-se a Espiral de Fibonacci.
A ideia da proporção áurea adquirida a partir da observação desta sequência foi utilizada por Leonardo Da Vinci, por exemplo, para descrever a figura perfeita do corpo humano.
Veja também: Homem Vitruviano.