Simpatia
O que é Simpatia:
Simpatia é um sentimento de afinidade que atrai e identifica as pessoas, é uma sensação espontânea que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia com o outro, permitindo a criação de laços de amizade.
A simpatia pode ser compreendida como um estado de humor que visa a aproximação, mesmo entre desconhecidos. Em geral, é demonstrado com um sorriso. O ato de sorrir para alguém pode ser compreendido como um gesto simpático de aproximação e de amabilidade.
Simpatizar pode ser uma relação de atração ou inclinação que algo ou mesmo uma ideia exerce sobre alguém, ou seja, o ato de gostar de algo que despertou seu interesse. Simpatizar com algo se refere a uma adesão ou consentimento.
Uma pessoa simpática é amistosa, agradável, educada, gentil e amável para com o outro. É uma qualidade muito valorizada em profissões que atendem ao público.
O poeta Casimiro de Abreu descreveu a simpatia em um poema clássico que deu origem a conhecida frase: "simpatia é quase amor":
O Que É - Simpatia
A Uma Menina.
Simpatia — é o sentimento
Que nasce num só momento,
Sincero, no coração;
São dois olhares acesos
Bem juntos, unidos, presos
Numa mágica atração.
Simpatia — são dois galhos
Banhados de bons orvalhos
Nas mangueiras do jardim;
Bem longe às vezes nascidos,
Mas que se juntam crescidos
E que se abraçam por fim.
São duas almas bem gêmeas
Que riem no mesmo riso,
Que choram nos mesmos ais;
São vozes de dois amantes,
Duas liras semelhantes,
Ou dois poemas iguais.
Simpatia — meu anjinho,
É o canto do passarinho,
É a doce aroma da flor;
São nuvens dum céu d'agosto,
É o que m'inspira teu rosto...
— Simpatia — é — quase amor!
Simpatia como ritual de superstição
Simpatia também é o nome dado a um pequeno ritual ou a um objeto de superstição usado para prevenir, curar um mal-estar, uma enfermidade ou alcançar algo desejado.
A simpatia não está relacionada com nenhuma religião específica, faz parte das crenças e mitos populares. Pode ser considerada uma espécie de crença, feitiço ou magia para a realização de um desejo.
São pequenas ações que se acreditam capazes de produzir algum tipo de boa sorte.
Exemplos comuns de simpatias:
Na noite de réveillon, as pessoas costumam a se vestir de cores específicas, conforme o que desejam para o ano que se inicia. É comum também comer uvas, guardar sementes de romã na carteira e pular ondas na praia para atrair a boa sorte.
Outras simpatias comuns são:
- Colocar uma imagem de Santo Antônio (santo casamenteiro) de cabeça para baixo para conseguir um pretendente.
- Comer nhoque nos dias 29, com uma nota de dinheiro debaixo do prato para ter prosperidade.
- Escrever o nome da pessoa amada na sola do pé esquerdo ou sete vezes em um pedaço de papel e colocá-lo no sapato (do pé esquerdo).
Antipatia
Ao contrário de simpatia, a antipatia é um sentimento de aversão espontânea e instintiva que as pessoas podem nutrir pelo seu semelhante, por um objeto ou mesmo por uma ideia.
Antipatia é uma repugnância, uma incompatibilidade, uma repulsa na identificação com o outro.