Singapura

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

Singapura é uma cidade-estado (e país) localizada no sudeste da Ásia. É formada por uma ilha principal e outras 62 ilhas menores, totalizando 734,3 km². Sua capital é a própria Singapura.

Singapura é tanto uma cidade-estado quanto um país, ou seja, é um país independente e soberano, mas também consiste em apenas uma cidade principal e algumas ilhas menores, sem outras divisões territoriais internas, como outras cidades ou estados.

Sua população é de cerca de 5,637 milhões de pessoas. Possui quatro idiomas oficiais: inglês, malaio, mandarim e tâmil. É uma república parlamentarista e sua economia é altamente desenvolvida. O Produto Interno Bruto (PIB), em 2023, foi de 463.610 bilhões de dólares. A qualidade de vida é alta, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,939 (2021).

Singapura começou como uma vila de pescadores, tornou-se um importante porto britânico em 1819 e, após a ocupação japonesa na Segunda Guerra, ganhou independência em 1965. Sob o comando de Lee Kuan Yew, transformou-se rapidamente em um centro financeiro, com forte desenvolvimento econômico, educação e infraestrutura.

Dados sobre Singapura
Nome oficial República de Singapura
Capital Singapura
Idioma oficial Inglês, Malaio, Mandarim e Tâmil
Moeda Dólar de Singapura
Localização Ásia
Tamanho 734,3 km²
População 5,637 milhões de pessoas
Produto Interno Bruto 463.610 bilhões de dólares
Índice de Desenvolvimento Humano 0,939
Mapa da cidade-estado de Singapura, em laranja, com os nomes das suas regiões.
Mapa de Singapura.

Localização de Singapura

Mapa-mundi em tons de cinza e branco com Singapura destacado de laranja.
Localização de Singapura no mapa-mundi.

Singapura está localizada no sudeste da Ásia, na extremidade sul da Península Malaia. O país é composto uma ilha principal cercada de 62 ilhas menores, fica entre o Estreito de Malaca (a oeste) e o Mar da China Meridional (a leste).

Singapura não faz fronteira terrestre com nenhum país, já que é uma ilha. Contudo, tem uma ponte que faz ligação com a Malásia. Suas fonteiras marítimas são com a Malásia ao norte e com a Indonésia ao sul. O país é banhado pelo Oceano Pacífico (por meio do Mar da China Meridional).

População de Singapura

A população de Singapura é de 5,637 milhões de pessoas (2022). A principais etnias são a chinesa, malaia e indiana. As línguas oficiais são o inglês, malaio, mandarim e tâmil. O inglês é o idioma dominante no governo, nos negócios e na educação, enquanto as outras línguas pertencem as principais etnias do país.

Singapura é religiosamente diversa: o budismo e taoismo são praticados principalmente pelos chineses; o islamismo é a religião predominante entre os malaios; o hinduísmo entre os indianos; e o cristianismo também é praticado por uma parte da população, tanto por chineses quanto por pessoas de outras origens.

A população singapurense é urbana e possui qualidade de vida alta. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,939 (2021) e a expectativa de vida é de 82,9 anos (2022).

Divisão geográfica de Singapura

Singapura não tem cidades como as outras nações. Por ser um país com a configuração de cidade-estado, é composta por uma única cidade, Singapura, que é ao mesmo tempo, todo o país e a capital.

Entretanto, Singapura tem uma divisão geográfica em regiões, que tem funções específicas de habitação, negócios, turismo e infraestrutura.

  • Central Area (Área Central): inclui o Distrito Central de Negócios, o coração financeiro e comercial de Singapura, com arranha-céus e grandes corporações;
  • Marina Bay - é uma área dentro da Central Area, conhecida pelo edifício de Marina Bay Sands, o Merlion e os Gardens by the Bay (em português, Jardins da Baía);
  • Orchard Road - rua famosa por suas lojas e shoppings, sendo o principal destino de compras de Singapura;
  • Sentosa - ilha resort ao sul da ilha principal, conhecida por suas praias, parques temáticos (como a Universal Studios) e hoteis de luxo. É um destino turístico;
  • Jurong - fica localizado no oeste de Singapura, é uma área industrial importante, além de abrigar atrações como o Jurong Bird Park e o Science Centre;
  • Tampines - localizado no leste, é uma das maiores áreas residenciais, possui vários centros comerciais e infraestrutura para moradias;
  • Woodlands - fica ao norte, é o ponto de ligação entre Singapura e a Malásia por meio da ponte. Também é uma área residencial populosa;
  • Bukit Timah - está localizado no centro-oeste, é conhecido por suas áreas verdes e por ter as moradias mais caras, além de ser o ponto mais alto de Singapura, o Bukit Timah Hill.

Economia de Singapura

Sob o céu azul noturno, prédios futuristas iluminados sob o horizonte.
Singapura é famosa por seus edifícios de arquitetura moderna e futurista.

A economia de Singapura é desenvolvida. A cidade-estado é um dos principais centros financeiros globais, sendo sede de muitos bancos internacionais, seguradoras e empresas de investimento.

O país foi um dos primeiros tigres asiáticos, países que experimentaram rápido crescimento econômico nas décadas de 1960 e 1970. Após sua independência, Singapura se transformou de uma economia subdesenvolvida para uma das mais avançadas, graças a industrialização, o incentivo ao comércio e a atração de investimentos estrangeiros.

Atualmente, sua economia é bastante dependente do comércio internacional. Singapura possui um dos maiores portos de contêineres do mundo, que serve como ponto estratégico de transbordo para o comércio global. Produtos eletrônicos, petroquímicos e bens manufaturados são os principais itens exportados.

A indústria de alta tecnologia é outro pilar da economia, produzindo eletrônicos, semicondutores, produtos farmacêuticos e biotecnologia. O turismo também é uma importante fonte de receita, pois a cidade-estado atrai milhões de turistas anualmente.

Apesar de não ter recursos naturais significativos, Singapura é um centro de refino de petróleo, processando petróleo bruto importado em suas refinarias e exportando os produtos derivados.

O país investe em inovação e incentiva o desenvolvimento de startups nas áreas de fintech, biotecnologia, inteligência artificial e cidades inteligentes. A política fiscal é considera "favorável aos negócios", pois oferece baixos impostos corporativos, incentivos para investimentos estrangeiros e um ambiente regulatório simplificado, que facilita a criação e operação de empresas.

História de Singapura

Bandeira de Singapura divida em duas grandes faixas, a superior de cor vermelha, a inferior, branca; com uma lua cercada lateralmente por cinco estrelas de cor branca no canto superior esquerdo.
Bandeira de Singapura.

Singapura era originalmente uma pequena vila de pescadores, habitada pelos malaios e que passou por vários domínios até o século XIV. Sua localização estratégica, no Estreito de Malaca, tornava-a um ponto de comércio importante, porém tinha pouca relevância política naquela época.

Em 1819, Sir Stamford Raffles, um oficial da Companhia Britânica das Índias Orientais, chegou à ilha. Reconhecendo o potencial de Singapura como um entreposto comercial estratégico, estabeleceu um porto livre na região. Esse foi o ponto de partida para o desenvolvimento da Singapura moderna.

A partir de 1824, passou a ser formalmente uma colônia britânica. Mas como porto livre, rapidamente atraiu comerciantes de todo o mundo, transformando-se em um dos principais centros comerciais da Ásia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi invadida e ocupada pelo Japão em 1942, após a Batalha de Singapura. A dominação durou três anos e ficou conhecida por sua violência, com execuções em massa e controle severo da população. O país chegou a ser renomeado como Syonan-to (que significa "Luz do Sul").

A ocupação terminou em 1945, quando o Japão se rendeu e Singapura retornou ao controle britânico. Contudo, a população buscava mais autonomia e melhores condições sociais e econômicas, o que levou a ascensão do líder Lee Kuan Yew. Singapura se tornou colônia autônoma em 1959, com Lee como o primeiro-ministro eleito.

Em 1963, o país se uniu à Malásia, formando a Federação da Malásia. No entanto, a união durou pouco devido a diferenças políticas e raciais. Em 1965, Singapura foi expulsa da federação e se tornou uma nação independente, enfrentando desafios econômicos e sociais.

Sob a liderança de Lee Kuan Yew, o governo implementou uma série de políticas rigorosas para fomentar o crescimento econômico e a coesão social, com industrialização, educação, habitação e investimento no seu porto e comércio. Desde a década de 1990, a cidade-estado consolidou sua posição de elevada qualidade de vida e importante centro financeiro.

Clima, vegetação e relevo de Singapura

Parque natural com torres futuristas em tons de verde e rocho ao centro.
Gardens by the Bay (Jardins da Baía).

Singapura tem clima tropical, caracterizado por altas temperaturas e umidade durante todo o ano, com médias entre 24°C e 31°C. O período mais chuvoso ocorre entre novembro e janeiro, mas chuvas são comuns durante todo o ano. A umidade relativa do ar geralmente fica acima de 70%.

A vegetação é rica, com florestas tropicais cobrindo cerca de 50% do país. A cidade-estado é conhecida por seus parques e jardins, como o Gardens by the Bay. A flora e fauna contam com variedade de árvores e animais tropicais, muitos nativos da região, por exemplo: o calau oriental e o caranguejo-de-água-doce de Singapura.

Já o relevo da cidade-estado é predominantemente de planícies, com algumas colinas baixas, sendo a mais alta a Bukit Timah Hill, com cerca de 164 metros de altura.

Referências bibliográficas:

CONSTRUCTIVE VOICES. Biodiversidade de Singapura: um dos maiores sucessos de conservação do mundo. 2023. Disponível em: https://constructive-voices.com/pt/singapore-biodiversity/. Acesso em: 9 out. 2024.

COUNTRY ECONOMY. Singapura - Dados econômicos. Disponível em: https://pt.countryeconomy.com/paises/singapura. Acesso em: 9 out. 2024.

Leia também:

Vinícius Marques
Revisão científica por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe do Significados
Edição por Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar