Significado de Singular
O que é Singular:
Singular é um adjetivo referente ao que é único, exclusivo, peculiar, raro ou que se diferencia dos demais pela sua excepcionalidade.
Como um adjetivo, a palavra singular pode ser aplicada para expressar diversos significados, envolvendo desde o estado de surpresa, espanto ou para indicar a invulgaridade de algo.
Exemplo: “No alto daquela montanha há uma casa singular. Não existe nada parecido na região”.
O singular está relacionado com o conceito da singularidade, ou seja, quando algo pertence ou é utilizado apenas por um indivíduo específico.
Do ponto de vista semântico, na gramática da língua portuguesa o singular é uma flexão verbal para se referir a um só sujeito ou coisa.
Exemplo: “Ele tem um carro” ou “Comi uma torta”.
A conjugação dos verbos na língua portuguesa é dividida da seguinte forma: primeira pessoa do singular (Eu), segunda pessoa do singular (Tu), terceira pessoa do singular (Ele ou Ela).
Ainda existem os verbos para os plurais: primeira pessoa do plural (Nós), segunda pessoa do plural (Vós) e terceira pessoa do plural (Eles ou Elas).
Singular e plural
Singular e plural são opostos, pois enquanto o primeiro está relacionado com aquilo que é único, o plural se refere a tua que é composto por mais de um elemento.
Exemplo: “Ele tem uma casa” (singular) / “Ela comprou três pães” (plural).
De acordo com a gramática da língua portuguesa, o verbo é flexionado e sua grafia é normalmente alterada de acordo com o número (singular ou plural).
Exemplo: “casa” (singular) / “casas” (plural) ou “avião” (singular) / “aviões” (plural).
Ver também o significado de verbo.
Sinônimos de singular
- Raro
- Individual
- Especial
- Distinto
- Particular
- Original
- Diferente
- Incomparável
- Único
- Peculiar
- Invulgar
- Privativo
- Específico
- Próprio
Ver também o significado de pluralidade e artigo definido e indefinido.