Sistema Cardiovascular

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia

O sistema cardiovascular é formado pelos órgãos que fazem a circulação sanguínea no corpo humano.

A circulação do sangue faz o transporte do oxigênio, gás carbônico, nutrientes e hormônios a todas as partes do corpo. Seu bom funcionamento é essencial para a vida.

Também tem um papel importante na regulação da temperatura do corpo e na defesa imunológica. Por sua função promover a circulação sanguínea, também é chamado de sistema circulatório.

Funções do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é responsável por garantir a circulação sanguínea no corpo. Ela acontece de duas formas:

  1. O sangue é enviado para o corpo todo após passar pelos pulmões, que diminuem os níveis de gás carbônico e elevam a quantidade de oxigênio no sangue.
  2. O sangue do corpo, que após a circulação fica com baixo índice de oxigênio e alto índice de gás carbônico, é levado aos pulmões para ser novamente oxigenado.

Cardiovascular
Anatomia do sistema cardiovascular.

Com o sangue circulando dessas duas formas pelo corpo humano, o organismo consegue levar outras para substâncias importantes para as células, além do oxigênio.

O sistema cardiovascular também ajuda no transporte de nutrientes, como a glicose, na distribuição de hormônios, regulação da temperatura corporal e na defesa imunológica, com as células chamadas de glóbulos brancos (presentes no sangue) e que "atacam" organismos invasores.

O sistema também faz o transporte de substâncias que precisam ser eliminadas, seja para os pulmões (gás carbônico) ou para os rins, que formarão a urina.

Órgãos do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelo conjunto de vasos sanguíneos.

Coração

O coração é o órgão principal do sistema circulatório. É um órgão formado por tecido muscular, que fica localizado no centro da caixa torácica, com a função de enviar sangue para o corpo.

O bombeamento do sangue pelo coração acontece graças a dois movimentos cardíacos: sistole (contração do coração) e diástole (relaxamento do coração).

Os lados do coração têm funções diferentes no bombeamento sanguíneo. Pelo lado esquerdo é encaminhado sangue oxigenado, que vai ser distribuído ao corpo. Já pelo lado direito, é enviado o sangue rico em gás carbônico diretamente para os pulmões.

O coração é dividido em quatro cavidades: dois ventrículos (esquerdo e direito) e dois átrios (esquerdo e direito).

Os ventrículos são duas cavidades do coração, o ventrículo esquerdo faz o bombeamento do sangue para o corpo e o direito bombeia o sangue para os pulmões. Já os átrios, recebem o sangue que chega ao coração.

O coração possui também três camadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa, na qual fica o tecido gorduroso (adiposo) que reveste o órgão e o endocárdio é a camada mais interna do coração.

O miocárdio, camada mediana do coração, garante o correto bombeamento do sangue, de acordo com contrações musculares.

CoraçãoAnatomia do coração.

Veja mais sobre sístole e diástole.

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são os caminhos por onde o sangue circula no corpo, isto é, são responsáveis por fazer o transporte do sangue. Existem diferentes tipos de vasos, com diferentes funções. Eles são de três tipos: artérias, veias e vasos capilares.

Um dado curioso é que o conjunto de vasos sanguíneos possui cerca de 100 mil quilômetros de extensão. As artérias têm a função de encaminhar o sangue do coração até os demais órgãos do corpo humano.

São vasos mais consistentes, que se contraem e relaxam, conforme a frequência cardíaca. A artéria aorta, por exemplo, tem a importante função de transportar o sangue oxigenado do coração até os tecidos do corpo.

Já as artérias pulmonares levam o sangue rico em gás carbônico aos pulmões para que ele seja oxigenado.

Veias são os vasos sanguíneos que asseguram que o sangue que circulou pelo corpo retorne ao coração. Isto é, elas transportam o sangue dos tecidos até o coração.

Em comparação com as artérias, as veias possuem paredes menos densas, o que faz com que a circulação sanguínea seja mais devagar.

Os vasos capilares são mais finos, responsáveis pelo intercâmbio de substâncias nutrientes entre o sangue e os outros órgãos.

Esses vasos podem ser vênulas, que fazem a conexão com as veias que levam o sangue do corpo de volta ao coração. Ou podem ser arteríolas, que são ramificações que fazem o sangue chegar as partes mais extremas do corpo.

Ainda existem os vasos pulmonares, fazem o transporte do sangue entre o coração e o pulmão. Também podem ser de dois tipos: artérias pulmonares e veias pulmonares.

As artérias pulmonares levam o sangue rico em gás carbônico do coração (pelo ventrículo direito) para os pulmões. Já as veias pulmonares bombeiam o sangue oxigenado dos pulmões ao coração (ventrículo esquerdo).

Tipos de circulação sanguínea: pulmonar e sistêmica

Estes são os dois tipos de circulação que existem no corpo humano. A circulação pulmonar também é chamada de pequena circulação. Já a sistêmica também é chamada de grande circulação.

  • Circulação pulmonar - transporta o sangue do coração para os pulmões e vice-versa. Quando o sangue com gás carbônico sai do coração e chega aos pulmões, recebe oxigênio. E então volta ao coração para ser bombeado para todo corpo.
  • Circulação sistêmica é a responsável pelo bombeamento de sangue a partir do coração para o corpo todo. Possui a função de levar oxigênio e nutrientes para as células e recolher o gás carbônico. A circulação sistêmica acontece através da aorta.

Veja também:

Rubens Castilho
Revisão científica por Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar