Socialismo marxista: o que é, o que defende e características

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Socialismo marxista é uma corrente filosófica, de caráter social e econômico, desenvolvida pelos filósofos Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), com a finalidade de acabar com a luta de classes existente no regime capitalista.

O socialismo marxista também pode ser chamado de socialismo científico ou simplesmente marxismo.

A base dessa corrente socialista é a análise crítica e científica do capitalismo, fazendo com que esse modelo se diferenciasse do socialismo utópico, criado por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.

O que o marxismo defende

A primeira discussão em torno do socialismo marxista surgiu com a publicação do livro O Manifesto Comunista, em 1848. Os fundamentos desse socialismo estavam em compreender a história do capitalismo, como aconteceu a sua consolidação e as suas contradições.

Ao contrário do socialismo utópico, o socialismo marxista não acreditava em uma sociedade ideal, onde os burgueses iriam partilhar as suas riquezas em prol do bem-comum social.

Segundo os marxistas, o capitalismo estava em um caminho que, eventualmente, seria ultrapassado. Sendo que o socialismo seria uma etapa de transição até o alcance do comunismo. Entretanto, essas evoluções só seriam possíveis através da uma revolução feita pela classe trabalhadora.

Os marxistas dividiam a sociedade capitalista em duas classes: a burguesia, quem possuía o controle dos meios de produção, e o proletariado, aqueles que não tinham posses e vendiam a sua mão-de-obra, ou seja, os trabalhadores. Essas duas classes estariam sempre divergindo, o que seria a chamada luta de classes.

Portanto, os marxistas defendiam que para o fim da luta de classes, seria necessário realizar uma revolução, na qual os trabalhadores passariam a controlar os meios de produção.

Veja também o significado do símbolo do socialismo, a foice e o martelo.

Características do socialismo marxista

O socialismo marxista tinha como fundamento teórico:

  • a luta de classes;
  • a revolução proletária;
  • teorias do materialismo dialético e histórico;
  • a teoria da evolução socialista;
  • conceito de mais-valia.

Entenda mais sobre o materialismo dialético e histórico.

Os socialistas marxistas acreditavam que melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores só seriam possíveis através de uma revolução da classe proletária e da luta armada.

Saiba mais sobre o conceito de Alienação, segundo Karl Marx.

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar