Sortilégio
Sortilégio é um substantivo na língua portuguesa que se refere ao ato ou ação de enfeitiçar, encantar ou seduzir, através de atributos naturais ou artificiais.
Etimologicamente, o termo "sortilégio" se originou do latim sortilegium, que significa "adivinhação". Na definição tradicional da palavra, sortilégio está relacionado com práticas consideras ocultas, como a feitiçaria, a bruxaria ou a invocação de espíritos malignos com o intuito de conquistar algum objetivo pessoal.
Durante a Idade Média, por exemplo, várias pessoas, principalmente mulheres, foram condenadas à Fogueira da Inquisição pela Igreja Católica. Segundo as acusações, utilizavam sortilégios (feitiços e encantamentos, teoricamente sobrenaturais) em prol de vontades do demônio.
A palavra sortilégio ainda pode ter o sentido de maquinação, combinação ou conspiração, normalmente com a intenção de obter algo, um desejo pessoal, egoísta ou que é considerado imoral ou anti-ético, na maioria das vezes.
De forma geral, o sortilégio pode ser um conjunto de características de sedução, naturais ou artificiais, que um indivíduo pode ter e utilizar para conquistar algo em seu benefício próprio.
Exemplo: "Ele utilizou de seus sortilégios para conquistar a amizade do rapaz"
Veja também: