Tecnologia da Informação (TI)
O que é tecnologia da informação:
Tecnologia da informação (conhecida também pela sigla TI), é uma área que utiliza a computação como um meio para produzir, transmitir, armazenar, acessar e usar diversas informações.
Como a tecnologia da informação pode abranger e ser usada em vários contextos, a sua definição pode ser bastante complexa e ampla. Porém, é utilizada para fazer o tratamento da informação, auxiliando o usuário a alcançar um determinado objetivo.
A Tecnologia da Informação pode ser dividida de acordo com as seguintes áreas:
- Programação;
- Banco de dados;
- Suporte técnico;
- Segurança da Informação;
- Testes.
Exemplos do que faz um profissional de TI e suas áreas de atuação
Um profissional pode trabalhar nas diversas áreas da tecnologia da informação. Entre elas, a programação, banco de dados, suporte técnico, segurança da informação e testes de qualidades.
Analista de segurança
Nesta área, o profissional atua principalmente para manter e melhorar a segurança dos dados de uma instituição, seja pública ou privada, criando “barreiras” que resguardem a segurança dos equipamentos. Além de trabalhar com sistemas operacionais e servidores da empresa, evitando assim as tentativas de invasão.
Caso haja uma invasão aos dados, este profissional também é o responsável por combater as ameaças e a elaboração de formas mais eficientes para que não ocorra novamente.
Suporte técnico
Esses são os profissionais que atuam na manutenção dos hardwares (equipamentos físicos), trabalhando em conserto de computadores, problemas com acessos a sistemas, entre outras questões que aparecem no cotidiano de uma empresa.
Para trabalhar nesta área, é necessário entender a parte técnica da arquitetura de um computador.
Programação
O profissional da área de programação pode atuar em diversos campos, porque essa é uma das áreas mais abrangentes da tecnologia da informação e que mais se subdivide em outras áreas. Isso porque há várias linguagens diferentes da programação, podendo o profissional focar em apenas uma.
Existe, por exemplo, a programação para banco de dados, para web, mobile e até mesmo jogos. Geralmente um profissional de TI que escolhe a área da programação precisa se especializar ainda mais em uma única linguagem
Testes de qualidade
Esse profissional atua na verificação e análise de softwares e aplicativos antes mesmo que eles cheguem ao mercado ou cliente final de uma empresa.
O profissional que atua com testes de qualidade faz a verificação da usabilidade de um aplicativo ou software para saber se seu funcionamento está como o prometido ou com o que a empresa espera que ele entregue.
Administrador de rede
Este profissional é o responsável por gerenciar todas as redes de comunicação que existem em uma empresa, seja seus computadores ou outros equipamentos, como impressoras e afins.
É uma das áreas de TI que exige conhecimento técnico de hardware e software, já que este profissional lida com diariamente com a infraestrutura da empresa, a instalação e manutenção de sistemas da de local.
Por isso, geralmente o profissional dessa área tem muita experiência na área de TI em geral, entendendo um pouco de programação, suporte técnico e banco de dados para desempenhar a sua função de maneira eficaz.
A evolução da tecnologia da informação
A evolução da tecnologia da informação começou efetivamente no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, quando os aparelhos eletrônicos foram sendo desenvolvidos.
O primeiro computador programável foi criado em 1946, chamado de ENIAC, num formato muito diferente do que conhecemos como computador atualmente: ocupava mais de 180 m² e pesava 30 toneladas.
Os computadores foram evoluindo, assim como o acesso à internet e o formato de circulação da informação. A década de 1970 foi muito importante para as TI’s, já que os computadores passaram a se integrar em rede e a internet em fibra óptica foi distribuída nas grandes indústrias.
Desde então, diversos aparelhos eletrônicos foram criados, como os smartphones, por exemplo, que mudam a nossa forma de viver em sociedade. Além de transformar a forma como nos comunicamos, compramos, vendemos, adquirimos serviços e até mesmo como nos relacionamos.
Essa constante evolução das tecnologias da informação, também mudaram a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes finais, sendo a forma de vender e de se comunicar muito mais instantânea e personalizada.
As TI's têm evoluído muito com o rápido desenvolvimento da tecnologia, e com este desenvolvimento surgem cada vez mais soluções disponibilizadas pela informática.
A tendência é que a tecnologia da informação seja cada vez mais importante na nossa sociedade, com a transformação de conteúdos em vários formatos. Isso pode proporcionar novas maneiras de se comunicar, se relacionar e informar.
Saiba mais sobre tecnologia.
Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia da informação e comunicação ou TIC, é a área que utiliza ferramentas tecnológicas com o objetivo de facilitar a comunicação e o alcance de um alvo comum. Essa comunicação pode ser em texto, imagem, vídeo, voz gravada, entre outros.
Além de beneficiar a produção industrial de um determinado bem, as TICs também servem para potenciar os processos de comunicação. A educação, por exemplo, é uma das áreas que mais se beneficia com a implementação das TICs.
A aprendizagem mais eficaz é uma das consequências da comunicação mais rápida, através de novas tecnologias, como uso de computadores, tablets, entre outros eletrônicos em sala de aula. Além do Ensino à Distância, que se originou com o auxílio da internet.
A tecnologia da informação e comunicação também revoluciona os processos de negócios e as pesquisas científicas.
Veja também: Informática e a Quarta Revolução Industrial.