Thug life
Thug life é uma expressão em inglês que significa “vida bandida”, na tradução literal para a língua portuguesa.
Porém, segundo o criador desta expressão, o rapper norte-americano Tupac Shakur, o thug life é um estilo de vida das pessoas que enfrentam muitas adversidades ao longo da vida, mas que nunca desistem de lutar pelos seus objetivos e sonhos.
A partir deste ideal, Tupac criou um movimento social que ficou conhecido por Thug Life, que tinha como principal objetivo fazer com que houvesse um “código de conduta e respeito” entre os criminosos e as comunidades.
No entanto, esta expressão, que foi criada na década de 1990, popularizou-se principalmente entre os gangsters e mafiosos americanos, deturpando o sentido que defendia Tupac Shakur.
Atualmente, o thug life é tido como um estilo de vida, que abrange deste o estilo musical até a moda, criando um estereótipo particular para os membros desta “comunidade”.
Entre algumas características típicas dos indivíduos que se autointitulam “thug life”, estão:
- o gosto pelo hip-hop e rap, estilos musicais que evidenciam a chamada “vida bandida”
- as dificuldades encontradas nas ruas e favelas, por exemplo.
Na internet, a expressão thug life também se transformou em meme, sendo destacado principalmente a célebre frase do rapper Tupac Shakur sobre a explicação do conceito da thug life:
“I didn’t choose the thug life, the thug life chose me” (“Eu não escolhi a vida bandida, a vida bandida que me escolheu”, na tradução livre).
Esta frase, então, é colocada em fotos e imagens que mostram pessoas com o estereótipo totalmente oposto ao da thug life.
Saiba mais sobre o significado de meme.