Tipos de dança: principais estilos e ritmos

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

As danças são expressões artísticas que envolvem os movimentos corporais em sua relação com diferentes estilos musicais. As danças possuem um aspecto cultural importante com manifestações ligadas muitas vezes à tradição popular.

1. Balé Clássico

Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. No balé clássico, em geral, a dançarina tem uma performance mais destacada na dança, enquanto o par masculino, quando há, executa movimentos de suporte. Ao longo da dança, são executadas poses, saltos e piruetas características.

Dançarinas de balé

Além da tradicional vestimenta, chamada de tutu, as bailarinas utilizam sapatilhas de ponta, que as permitem equilibrar-se na ponta dos pés, transmitindo uma impressão de leveza nos movimentos.

2. Dança contemporânea

Dança contemporânea

A dança contemporânea é um desdobramento da dança moderna, caracterizada pela improvisação e a utilização do corpo em toda sua extensão. Ela rompe com a ideia tradicional da dança como representação da beleza e permite que outros sentimentos façam parte do espetáculo.

3. Jazz

O nome da dança tem origem no ritmo criado nos Estados Unidos no início do século XX, é uma mescla da música clássica europeia com os ritmos tradicionais africanos. Do mesmo modo, a dança combina movimentos do balé clássico com a dança moderna e contemporânea e assim como na música, a dança do jazz é marcada pela improvisação.

Dança Jazz

Créditos: Giordano Dance Chicago/ Gorman Cook Photography. CC BY-SA 4.0

O estilo de dança ficou famoso por sua presença nos musicais e por figuras como o astro Gene Kelly.

4. Sapateado

O Sapateado é uma dança similar ao jazz, mas utilizam-se sapatos especiais com placas de metal na sola para produzir sons percussivos que acompanham a dança.

Sapateado

Créditos: Jim Lamberson. CC BY-SA 4.0

O sapateado tem suas raízes no jazz e também possui uma forte ligação com o cinema hollywoodiano, ficando eternizado com a atriz e dançarina Ginger Rogers e o célebre Fred Astaire.

5. Samba

O samba é um ritmo e dança tradicional do Brasil, teve sua influência nas danças africanas. O samba possui muitos estilos, mas, em geral, sua dança é caracterizada por movimentos rápidos dos pés. Os dançarinos desse estilo são conhecidos como passistas, figuras tradicionais nas Escolas de Samba, apresentados no Carnaval.

Samba

Créditos: Fernando Frazão (Agência Brasil). CC BY 2.0

O samba pode ser dançado solo, em casais ou mesmo em grupos de milhares de pessoas como nas Escolas de Samba, que chegam a ter mais de 5 mil integrantes, contendo alas coreografadas e de dança livre que contam uma história para o público.

6. Forró

O forró também é uma dança tradicional do Brasil, sobretudo, da região nordeste. A dança é realizada em casais com passos conhecidos como “dois pra lá, dois pra cá” com variações e giros. Os ritmos principais que acompanham a danças são o baião, xaxado e xote.

Quadrilha de Festa Junina

Créditos: Mateus Pereira (Agecom Bahia). CC BY 2.0

Outro ritmo do forró importante é chamado de galope e é utilizado nas quadrilhas das festas juninas. O galope é um forró com uma batida mais acelerada e marcante, a dança é realizada em grupo na quadrilha.

Tradicionalmente, na quadrilha, cada membro desempenha um personagem de um casamento na roça: o padre (sem par), o casal de noivos e os casais de familiares e convidados.

7. Dança de rua

A dança de rua tem sua origem nos Estados Unidos, a partir dos artistas que foram demitidos de casas de shows e passaram a se apresentar na rua.

Entretanto, a partir da década de 1980, a dança de rua estabeleceu uma forte ligação com a cultura hip-hop. Os movimentos de dança contemporânea uniram-se com passos inspirados no cotidiano e até mesmo nas artes marciais.

Dança de rua

É comum que a dança de rua seja realizada em grupos coreografados, chamados de crew, ou individualmente, como no caso do breakdance, em que os dançarinos são chamados de b-boys e seguem as batidas da música com movimentos intensos de todo o corpo.

8. Dança de salão

A dança de salão admite uma série de ritmos como o tango, bolero, samba, salsa, pasodoble, entre outros. Nela, os casais de dança cumprem uma rotina de passos coreografados de cada um dos ritmos.

Dança de salão

Para as apresentações de dança de salão, os dançarinos utilizam o figurino tradicional respectivo da modalidade de dança apresentada.

A dança de salão pode ser realizada como hobby ou competitivamente.

Os tipos de dança também podem ser divididos pela forma como são executadas:

  • Danças solo - executadas por uma pessoa sozinha, sem par ou grupo. Por exemplo, frevo, samba, dança contemporânea, break dance, etc.
  • Danças em dupla - executada em pares, tradicionalmente, formado por um casal em que cada um desempenha um papel específico no desenvolvimento da dança. Por exemplo, danças de salão, pasodoble, tango, bolero, forró, etc.
  • Danças em grupo - executadas em grupo, muitas vezes coreografadas, fazendo com que o todo seja mais expressivo do que a performance de cada um de seus membros. Por exemplo, dança de rua, ciranda, quadrilha, balé, etc.

As danças, por sua característica de manifestação artística, podem ser reconfiguradas de acordo com seus praticantes. Em alguns casos, não existe uma regra que determine o número de dançarinos.

Veja também: Dança, Os Tipos de Arte e Dança Moderna.

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Outros conteúdos que podem interessar