Os tipos de legumes e vegetais
Qual a diferença entre os tipos de legumes e vegetais?
A classificação dos legumes e outros vegetais é feita de acordo com a parte comestível da planta.
Essa parte pode estar debaixo da terra, como no caso das raízes, tubérculos e bulbos; pode estar acima do solo, como hastes, folhas e flores, e em alguns vegetais a parte comestível são as frutas e sementes.
Legumes de talo ou caule
Nesses legumes, a parte comestível da planta é o caule, que sempre cresce acima do solo, ao contrário das raízes. Nem todas as plantas possuem o caule comestível.
Alguns dos legumes de talo mais conhecidos são o aspargo, aipo, palmito e a erva-doce.
Vegetais de folhas
As plantas com folhas comestíveis se enquadram nesta categoria. As folhas podem ser separadas ou muito compactas, como o repolho. Alguns desses vegetais precisam ser cozidos antes de estarem prontos para comer, mas às vezes podem ser consumidos crus.
Alguns exemplos são espinafre, repolho, agrião, alface, couve de bruxelas, acelga, chicória e folhas de mostarda.
Vegetais de flores
Algumas plantas têm flores e botões que podem ser usados na nossa alimentação. Esse tipo de vegetal é sazonal, sendo encontrado em determinadas estações do ano.
Alguns exemplos de flores são a couve-flor, brócolis e alcachofra.
Legumes de bulbo
Esta é a parte da planta que cresce logo abaixo do solo, e está entre a raiz e o caule. Os legumes de bulbo geralmente são em camadas, como a cebola, e possuem sabor forte.
Alguns exemplos são a cebola, alho e açafrão.
Legumes de semente
Esta categoria inclui leguminosas que são usadas como alimento, que às vezes são descascados, como as ervilhas, e às vezes não, como o feijão. As plantas que não são leguminosas e produzem vagens também entram nesta categoria.
Geralmente crescem acima do solo, mas em alguns casos podem crescer no subsolo, como o amendoim.
Alguns exemplos são o feijão, ervilha, alcaçuz, amendoim e soja.
Legumes de raiz
Esta categoria inclui plantas cujas as raízes são comestíveis e são usadas como vegetais.
Alguns exemplos de legumes de raízes são a beterraba, cenoura, nabo e rabanete.
Tubérculos
Os tubérculos são um caule, geralmente arredondado, que algumas plantas desenvolvem debaixo do solo, e que funcionam como reserva de nutrientes.
Apesar de a batata ser o tubérculo mais conhecido, outros exemplos dessa categoria são a mandioca, a batata doce e o inhame.
Legumes de fruto
As plantas das quais os frutos são usados como vegetais são classificadas nesta categoria. A polpa é a principal parte comestível, e eles podem ser consumidos com sementes e cascas. As plantas que carregam frutas doces e carnudas não se enquadram neste grupo.
Alguns exemplos são o tomate, berinjela, pimentão, chuchu, jiló, quiabo, pepino e abóbora.
Legumes e verduras são normalmente considerados alimentos perecíveis (a não ser que sejam desidratados ou enlatados). Veja aqui os principais exemplos de alimentos não perecíveis.
Veja também a diferença entre: