Significado de Transdisciplinaridade
O que é Transdisciplinaridade:
Transdisciplinaridade é um conceito da educação que compreende o conhecimento de uma forma plural. É uma corrente de pensamento mais aberta e que busca dar uma resposta ao método tradicional de divisão de disciplinas.
As disciplinas são uma divisão artificial feita pelo homem para facilitar as práticas de ensino. A educação transversal é mais desafiadora e exige uma coordenação mais complexa entre os educadores.
Educação transdisciplinar
Ao romper as fronteiras entre uma disciplina e outra, a transdisciplinaridade busca a compreensão dos fenômenos e a aquisição de conhecimentos de maneira holística e contextualizada. O conhecimento adquire uma característica transversal, pois ele atravessa todas as disciplinas de alguma forma.
Na prática, isso significa que uma metodologia transdisciplinar não irá ensinar o funcionamento do corpo humano apenas a partir da biologia, mas também da matemática, química, sociologia, etc.
O ensino transdisciplinar exige a definição de um pensamento organizador, também chamado de pensamento complexo. O pensamento complexo é uma forma diferente de pensar, que vai além da divisão cartesiana das áreas do conhecimento.
A compreensão da transdisciplinaridade é complexa, pois ao mesmo em que estuda a relação e as transversalidades entre as disciplinas, deve preservar as peculiaridades de cada área do conhecimento.
Exemplo de atividade transdisciplinar
Para compreender o ensino transdisciplinar, podemos pensar em uma atividade realizada na horta de uma escola. Ao preparar a terra, plantar e cuidar dos alimentos semeados, as crianças podem aprender sobre biologia, geografia e ciências.
Também podem usar a matemática para calcular a quantidade de sementes ou de tempo para as plantas crescerem e podem aprender sobre alimentação saudável e cuidados com o corpo.
Saiba mais sobre conhecimento e aprendizagem.
O surgimento da transdisciplinaridade
O termo transdisciplinaridade foi criado pelo educador Jean Piaget e divulgado pela primeira vez no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade, que aconteceu em 1970, na Universidade de Nice, na França.
Em seguida, diversos outros educadores passaram a se dedicar ao tema. Hoje a transdisciplinaridade é muito estudada e o principal centro de pesquisas sobre o assunto é o Centre International de Recherches et d’Études Transdisciplinaires.
Diferença entre multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar
Esses três conceitos podem confundir por sua similaridade, porém são diferentes em essência. Compreenda a diferença entre eles:
Multidisciplinar
Multidisciplinar refere-se à ideia de diversas disciplinas. Essa é a forma tradicional de educação, com a divisão do ensino por áreas temáticas.
Interdisciplinar
Uma metodologia interdisciplinar é aquela que promove o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Em uma escola que adota essa perspectiva, os professores dialogam e planejam as aulas em conjunto, de modo que uma disciplina possa se relacionar com a outra.
A interdisciplinaridade pode ser um caminho para se chegar à transdisciplinaridade.
Transdisciplinar
A transdisciplinaridade é o conceito mais avançado em termos de divisão disciplinar. Essa forma de ensino exige não apenas a adição de disciplinas, mas a organização e contextualização do conhecimento.
Aqui, as fronteiras das disciplinas são rompidas e os fenômenos da natureza humana e o próprio homem são compreendidos em sua totalidade.
Os benefícios da educação transdisciplinar
Para os estudiosos e defensores da educação transdisciplinar, esse modo de entender a educação é uma urgência do século XXI. Segundo eles, a educação tradicional, ao dividir o conhecimento em várias disciplinas, dificulta a compreensão do todo.
A educação transdisciplinar busca romper com o entendimento do que é o conhecimento e de como ele deve ser ensinado. Ela se opõe às práticas de ensino descontextualizadas da realidade e que impedem a compreensão dos conteúdos de maneira ampla.
Essa nova forma de pensar a educação privilegia práticas cooperativas, estimula a criatividade, a reflexão e o pensamento crítico. Além disso, busca despertar o interesse dos alunos com conteúdos contextualizados, que possam contribuir para o entendimento do mundo real.