Urim e Tumim: qual o significado bíblico e judaico
Urim e Tumim é o nome dado a um processo de adivinhação utilizado pelos antigos israelitas para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento.
É uma expressão proveniente do hebraico e significa “luzes” e “perfeições”.
Segundo a visão judaica, Urim e Tumim remontam ao Sumo Sacerdote de Israel.
Os cristãos crêem que Urim e Tumim eram duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e na outra a resposta negativa. Então, fazia-se uma pergunta, jogavam-se as pedras e conforme os lados que caíssem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados.
Há a possibilidade de essas duas pedras serem apenas um elemento simbólico que representava um dom especial concedido ao Sacerdote.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias crê que Urim e Tumim sejam duas pedras presas em um arco de ouro, o qual o profeta Joseph Smith Jr. utilizou para decifrar e traduzir o texto do Livro de Mórmon.
O sumo-sacerdote do povo de Deus levava sobre o peito estes misteriosos Urim e Tumim, que são palavras plurais em hebraico e significam "as luzes" e "as perfeições”.
A antiga tradição hebraica afirma que o sacerdote usava o Urim e o Tumim e ao ser positiva a resposta de Deus, luzes sobrenaturais de variadas cores acendiam-se nas doze pedras preciosas, com os nomes das doze tribos de Israel, que se encontravam no peitoral do sacerdote.
Também pode se interessar pelo significado de oráculo e Yahweh.