Valores Éticos
Os valores éticos representam os princípios gerais que devem orientar as pessoas em seu convívio social.
A ética nasce da compreensão de que se as ações de um indivíduo afetam diretamente a outro, essas ações podem afetar para o bem ou para o mal.
Assim, também pode-se pensar no melhor modo de se relacionar e o melhor modo de agir. Os valores éticos são o resultado de um conhecimento construído com base na reflexão sobre as ações humanas e na determinação de princípios que movem as boas ações.
A partir da construção de uma vida em sociedade, os seres humanos tornaram-se capazes de avaliar as ações como boas ou más, benéficas ou nocivas, egoístas ou altruístas.
A partir dessa capacidade humana de julgar as ações, tornam-se capazes de definir princípios gerais que podem orientar as ações em vista do bem. Esses princípios são chamados de valores éticos.
Os valores éticos são todas as qualidades universais que um grupo social acredita serem favoráveis às relações entre seus membros.
Exemplos de valores éticos
Bem
O bem é um valor reconhecido como o ideal ético, é a base da boa ação, da ação correta e da virtude. O bem é o oposto do mal, em algumas teorias e correntes filosóficas e religiosas, o Bem (com maiúscula) é o objetivo da vida humana.
O bem é o principal dos valores éticos por ser o princípio em que se sustentam todos os outros valores. A ideia do bem pode ser identificada com valores como: a felicidade, o prazer ou a justiça, por exemplo.
Assim, toda a ação orientada por esses valores estaria em conformidade com o bem. As ações podem ser avaliadas e assumem seu valor moral quando promovem o bem.
Encontrar e definir o que é o bem e de que forma ele pode orientar a ações humanas é a base da ética e o fundamento de todos os valores éticos.
Justiça
A justiça é o valor fundamental que orienta o juízo das ações humanas para que os efeitos das ações não sejam prejudiciais aos outros.
Uma ação é justa a partir da ideia de que ela é a mais favorável possível para ambas as partes. Enquanto as injustiças ocorrem quando um indivíduo ou grupo é favorecido em detrimento do prejuízo alheio.
Liberdade
A liberdade é um valor ético que sustenta as sociedades e está relacionado com a possibilidade de as pessoas de fazerem escolhas desde que essas ações não restrinjam a liberdade de outras pessoas.
Assim, ficam garantidos os direitos relativos às possibilidades de ação: liberdade de expressão, de credo, de ir e vir, de gênero e outras liberdades individuais e coletivas.
Verdade
A verdade é um valor ligado à ideia de honestidade em relação ao conhecimento e a informação de algo.
As ações devem ser orientadas pela verdade para que os envolvidos possam ter garantido o acesso a fatores relevantes para entendimento do contexto e possam realizar escolhas sem serem enganados total ou parcialmente.
Respeito
A vida em sociedade pressupõe a relação entre pessoas diferentes. Com isso, para que a relação entra as pessoas possam ser a melhor possível, cada pessoa deve compreender a si e as outras como sujeito, nunca como objeto. A compreensão do outro como sujeito é a base do respeito, orienta as ações para que todos tenham resguardados o direito às suas individualidades.
Solidariedade
Junto ao respeito, a solidariedade parte da ideia que, em sociedade, as pessoas estão muitas vezes em posições diferentes. A solidariedade é um princípio que visa ações possam atuar como auxílio a pessoas em condições de dificuldade e vulnerabilidade.
Paz
A paz é um valor ético relativo à não-violência e à não-agressão, ela ganhou sua relevância em um passado bélico.
Realizar a paz é garantir que as pessoas podem viver tranquilamente, sem riscos à sua integridade. A paz é um valor e um ideal ético para onde convergem todos os valores.
Veja também: