Valsa: o que é e origem
A valsa é um gênero musical e estilo de dança clássicos. Possui o compasso ternário, ou seja, tem três tempos, sendo o primeiro tempo forte e os demais fracos.
É caracterizada pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas. A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida significa “dar voltas”.
A valsa é considerada uma dança de salão, ou seja, é executada em dupla. É comum se ouvir e dançar valsas em celebrações como casamentos, bodas e festas de 15 anos.
Os compositores mais famosos da valsa são os membros da família Strauss, Josef e Johann Strauss.
Origem da valsa
A valsa é originária da Áustria e da Alemanha. Surgiu no início do século XII, e embora seja considerada clássica, sua origem é campestre.
Era um estilo de dança inspirado no minueto, dança na qual os pares dançavam separados, e no laendler, dança campestre alemã.
No princípio foi considerada vulgar pelas classes sociais mais altas e pela aristocracia. Alguns países europeus chegaram a proibi-la, sendo vista uma dança imoral.
Entretanto, ganhou força nas camadas mais populares da sociedade, até ser gradativamente introduzida nos salões nobres. No fim do século XVI a dança passou a ser aceita pela alta sociedade, transformando-se em um gênero clássico.
Grades musicistas clássicos são compositores de valsas, como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Maurice Ravel. Johann Strauss II, por exemplo, compôs mais de duzentas valsas, dentre elas, destaca-se a valsa “Danúbio Azul”.
Valsa no Brasil
No Brasil, a valsa pode ser encontrada no repertório de alguns compositores importantes, como Villa Lobos, Carlos Gomes, Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga e alguns outros.
É comum no Brasil a tradição da valsa ser dançada em comemorações importantes como bailes de debutantes (festas de 15 anos), formaturas e casamentos.
A valsa também surge em algumas expressões brasileiras, como "pé de valsa", que caracteriza a pessoa que é um excelente dançarino.
Veja mais sobre Dança e conheça as Danças de Salão.