Vanguardas Europeias
As vanguardas europeias foram movimentos artísticos e culturais que ocorreram em vários países da Europa, nas duas primeiras décadas do século XX. Trazendo mudanças profundas no cenário cultural da época, atuaram em diversos campos artísticos e deixaram um legado que nos impacta até à atualidade.
O termo "vanguarda" vem do francês "avant-guard", ou seja, aquilo que vai na frente. Com o objetivo de mudar os conceitos e as práticas artísticas, culturais e sociais, os movimentos de vanguarda eram inovadores e procuravam trilhar novos caminhos.
O que vai encontrar:
Vanguarda | Características Principais | Principais Artistas |
---|---|---|
Cubismo |
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Pablo Picasso, Georges Braque |
Futurismo |
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Filippo Marinetti, Giacomo Balla |
Expressionismo |
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Vincent van Gogh, Edvard Munch |
Dadaísmo |
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Marcel Duchamp, Tristan Tzara |
Surrealismo |
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Salvador Dalí, Frida Kahlo |
Fauvismo |
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Henri Matisse, André Derain |
Construtivismo |
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Vladimir Tatlin, El Lissitzky |
Abstracionismo |
|
Wassily Kandinsky, Piet Mondrian |
Cubismo
O Cubismo surgiu em 1907 e promoveu uma grande transformação estética nas artes. Foi uma manifestação artística e cultural que propunha a quebra dos padrões de perspectiva e proporção na arte. Tinha como principais características:
- Valorização das formas geométricas;
- A dissociação das partes de um mesmo objeto;
- Recorte e a montagem;
- Declínio ao uso das noções de perspectiva.
Os cubistas pintavam um objetivo sem respeitar as perspectivas. Dessa maneira, um objeto era representado com todas as suas dimensões estampadas na tela plana, em uma espécie particular de representação bidimensional.
Pablo Picasso é um dos principais nomes do Cubismo no mundo da pintura e das artes plásticas.
Futurismo
O Futurismo foi um movimento que propôs uma total ruptura com a arte e cultura anteriores ao século XX.
Foi iniciado por volta de 1909 com a publicação do poeta italiano Marinetti no jornal francês Le Fígaro, intitulada "Fundação e Manifesto do Futurismo".
O movimento futurista teve forte impacto na arquitetura, nas artes plásticas e na pintura. Suas principais características são:
- Ruptura com a arte histórica;
- Valorização do urbano, da industrialização e da mecanização;
- Valorização da rapidez, do dinamismo e da urgência da vida moderna;
- Valorização da tecnologia.
Especialmente na arquitetura, houve um enaltecimento de obras funcionais e sem muitos ornamentos ou decoração. Na pintura e na escultura, a utilização de cores fortes e contrastantes, e a sensação de velocidade e dinamismo das obras são importantes marcas do movimento.
Mesmo pregando a quebra de tradições e a liberdade, o futurismo também se aproximava de uma glorificação da máquina e da tecnologia, assim como da guerra e da violência, devido à Primeira Guerra Mundial.
Na Itália, os futuristas tiveram participação política, com o Partido Futurista. Entre os seus objetivos estava o patriotismo por meio do engrandecimento da tecnologia. Mesmo sendo anterior ao fascismo, essas características do movimento artístico-cultural serviram de base para a fundamentação dos ideais propostos por Mussolini.
O pintor italiano Giacomo Balla e o arquiteto Antonio Sant’Elia são grandes nomes do futurismo.
Expressionismo
O movimento expressionista surgiu por volta de 1910 e se destacou principalmente na Alemanha.
Alguns estudiosos veem a manifestação artística como uma segunda fase do Impressionismo, pois os artistas não desejavam romper com as características impressionistas, mas realçar os sentimentos humanos e expressá-los por meio da arte.
As principais características do Expressionismo são:
- Expressão da profundidade dos sentimentos;
- Cores vibrantes e resplandecentes;
- Uso de tintas e texturas grossas;
- Afastamento das noções de belo ou feio;
- Foco em questões / sentimentos sombrios e tristes.
O interesse dos expressionistas por termas mais tenebrosos é resultado da experiência da Primeira Guerra Mundial.
O famoso pintor Vincent van Gogh é um dos artistas precursores do expressionismo. Entretanto, só teve o seu trabalho verdadeiramente reconhecido após a sua morte em 1890.
O público da época não conseguiu observar que os quadros e desenhos do pintor seriam exemplares da futura arte moderna.
Dadaísmo
O Dadaísmo remonta os anos de 1916 e surgiu entre artistas que se exilaram na Suíça para fugir da Primeira Guerra Mundial.
Por meio do movimento, os artistas contestavam a irracionalidade da guerra, assim como toda a realidade que não conseguia evitá-la. As principais particularidades dessa manifestação artística eram:
- Negação da lógica nas artes;
- Arte como algo que não deve ser racionalizado, que deve vir do subconsciente humano;
- Gosto pelo absurdo;
- Qualquer objeto pode ser considerado arte;
- Gosto pela sátira e pela crítica;
- Niilismo.
Um dos artistas mais famosos do dadaísmo foi Marcel Duchamp, responsável pela obra "A Fonte". Duchamp é considerado um artista que abriu os caminhos para a Pop Art e para Op Art.
Surrealismo
O movimento surrealista foi fortemente influenciado pelos estudos psicanalistas de Freud. Surgiu aproximadamente em 1924, por meio do "Manifesto do Surrealismo" de André Breton.
Os surrealistas misturavam a realidade com o fantástico. Tiveram como uma de suas bases o dadaísmo, mas ao contrário do movimento anterior, pregavam a construção de um novo mundo.
As principais características do Surrealismo eram:
- Influência da psicanálise;
- Valorização de uma mente livre para criar, sem controles;
- Valorização do subconsciente;
- Uso de formas abstratas;
- Aproximação com o fantástico;
- Inspirações através dos sonhos e da sexualidade.
Artistas surrealistas conhecidos em todo mundo são o pintor espanhol Salvador Dalí e a pintora mexicana Frida Kahlo.
Fauvismo
O Fauvismo surgiu em 1905, na França, sendo um dos primeiros movimentos que vieram questionar as tradições artísticas. O nome surgiu do termo "fauves" ("feras", em francês), que designa o modo como um crítico da época apelidou estes artistas.
Seu objetivo era romper com as representações realistas, buscando formas de expressão mais intuitivas e livres.
As principais características do Fauvismo eram:
- Uso intenso e emocional das cores;
- Representação de cenas do cotidiano;
- Simplificação e distorção das formas;
- Rejeição da perspectiva tradicional.
Entre os artistas mais notáveis do fauvismo podemos destacar Henri Matisse e André Derain, considerados os pais do movimento.
Construtivismo
Surgindo na Rússia, em 1915, o movimento desponta em meio das agitações sociopolíticas que antecederam a revolução de 1917. Alinhado aos ideais socialistas, buscava construir uma sociedade diferente.
Não pensava a arte em seus aspectos estéticos e subjetivos, ao contrário de outras vanguardas: promovia uma visão utilitária dos objetos artísticos.
As principais características do construtivismo eram:
- Arte funcional e objetos com um propósito na vida prática;
- Uso de formas geométricas e materiais industriais;
- Foco na produção em massa, para garantir a acessibilidade;
- Ligação com outras áreas como arquitetura, engenharia e design.
Entre os principais nomes do movimento estão Vladimir Tatlin e El Lissitzky.
Abstracionismo
Rompendo radicalmente com a tradição figurativa, o Abstracionismo foi outra das vanguardas que surgiram no começo do século XX. Ao rejeitar a representação tradicional de objetos e figuras, procurava ignorar a realidade tal como a vemos. Seu foco estava nas cores, linhas e formas.
As principais características do Abstracionismo eram:
- Abandono das representações figurativas;
- Recusa a imitação da realidade;
- Uso de cores e formas para expressar sentimentos e conceitos;
- Experimentação com a geometria e o dinamismo.
Entre os principais nomes do abstracionismo estão Wassily Kandinsky e Piet Mondrian.
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Contexto histórico das vanguardas europeias
As vanguardas modernistas europeias surgiram em um contexto de grandes transformações sociais, políticas e culturais. A Revolução Industrial, que iniciou no século anterior, havia transformado a sociedade europeia, com o surgimento da indústria, das cidades e da classe operária.
A Primeira Guerra Mundial, que eclodiu em 1914, trouxe ainda mais mudanças e incertezas, e provocou um profundo questionamento sobre os valores da sociedade.
Com essas transformações, artistas europeus, principalmente em Paris, passaram a questionar a arte feita até então, rompendo com os padrões dos séculos passados e aproximando a arte da realidade daquele período.
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Bibliografia:
- IMBROSI, M.; MARTINS, S. In: História das artes. 2022. Disponível online.
- NASCIMENTO, E. A Semana de Arte Moderna de 1922 e o Modernismo Brasileiro: atualização cultural e “primitivismo” artístico. Gragoatá, Niterói, n. 39, p. 376-391, 2, 2015.
- SOUZA, L. H. R. A semana de 22, ontem e hoje. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.29, n.3, p.43-53, 1994.
- WILLETTE, J. The futurists go to war, part one. Art History Unstuffed. Los Angeles, 30 set. 2016. Disponível online.
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