O que é Vintage
Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade.
O conceito de vintage é uma referência a períodos passados e remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.
Assim, vintage pode ser associado a qualquer objeto, como roupas, móveis, automóveis, motos, discos, entre outros.
Moda vintage
As roupas vintage são roupas antigas, clássicas, como as peças jeans ou roupas copiadas das décadas anteriores, como o vestido de estampa poá (bolinhas), por exemplo.
As pin-ups dos anos 50 e 60 - perfil de mulher clássica e feminina, mas com ar retrô, sedutor e ingênuo ao mesmo tempo - são um exemplo de moda vintage.
Estilo vintage
Mas não são vintage apenas roupas antigas. Segundo jornalistas de moda e stylists, roupas com tecidos propositadamente desgastados também são chamados vintage, justamente por terem uma aparência de usadas, antigas e de pertencerem a outra época.
Até mesmo as camisetas e shorts de rock dos anos 80 e 90 podem se enquadrar no conceito de moda vintage, por fazerem parte de um estilo considerado ultrapassado e que marcou uma época. As roupas vintage são facilmente encontradas em brechós e bazares.
Assim, vintage também é um estilo de moda que pode ser construído com a utilização de roupas que não são antigas, mas que são reproduzidas no mesmo estilo de roupas e acessórios que eram utilizados em outros períodos da história.
Decoração vintage
Assim como acontece com a moda vintage, a decoração neste estilo utiliza móveis ou objetos que pertenceram a épocas passadas. Neste tipo de decoração é comum que sejam usados móveis que podem ter sido recuperados ou restaurados, mas que não sofreram nenhum processo de modernização em seu estilo.
A decoração vintage possui um ar mais sóbrio, clássico e até mesmo bucólico. O uso de estampas clássicas, tons envelhecidos, móveis de madeira, tapetes e objetos encontrados em antiquários fazem parte da decoração de um ambiente em estilo vintage.
Quando um objeto é considerado vintage?
Algumas pessoas começam a considerar algum objeto ou roupa como vintage quando estes têm no mínimo mais do que 20 anos de idade.
Artigos dos anos 80 e 90 podem também ser classificados como "novo vintage", enquanto que artigos com pelo menos 50 anos são categorizados como "verdadeiro vintage". De acordo com esta classificação, objetos que já possuam mais de 100 anos são caracterizados como antiguidades.
Assim como acontece com móveis, objetos de decoração e outros inúmeros itens, o termo vintage também é usado para se referir a automóveis antigos, charmosos e muito requisitados para as cerimônias de casamento.
Vinho vintage
Outra designação atribuída à palavra vintage tem origem anglo-francesa, e é usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreceram a produção de um vinho com qualidade diferenciada.
Esta é uma das explicações para a origem da palavra vintage. A expressão seria originária da língua inglesa e assumiria o significado de colheita de uma vinha, também chamada de vindima. Assim, a palavra seria diretamente relacionada à fase da colheita das uvas.
O famoso Vinho do Porto, por exemplo, recebe essa designação quando a colheita é de reconhecida qualidade. Também devido à grande capacidade de envelhecimento, o seu preço é bem mais elevado.
Vintage, retrô e antigo
Existe uma dúvida a respeito das diferenças entre os conceitos de vintage, retrô e antigo.
O termo vintage remete a peças de roupa, carros, móveis e quaisquer objetos que possuam pelo menos 20 anos de existência.
O conceito retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) se refere a um artigo que está fora do estilo predominante na atualidade. Algumas pessoas definem que o estilo retrô seria, na verdade, uma reprodução ou uma releitura de objetos, ou roupas novas com inspiração em épocas passadas.
Já o conceito de antigo é uma referência a quaisquer objetos que tenham ao menos 100 anos.