Vôlei

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

O vôlei ou voleibol é um esporte jogado em equipes, cujo objetivo é fazer com que a bola toque o chão da área adversária, marcando um ponto.

Existem três modalidades principais dentro do vôlei: o vôlei de quadra, vôlei de praia e vôlei sentado.

Em todas as modalidades o objetivo é o mesmo e a área de jogo é divida por uma rede, que determina o campo de cada equipe.

Uma partida de vôlei de quadra pode ter até 5 partes, chamadas de sets. Em cada set, a equipe que chegar primeiro aos 25 pontos será a vencedora daquela parte do jogo. O time vencedor da partida será o que conquistar três sets.

O vôlei sentado segue as regras de pontuação e sets do vôlei de quadra. Já o vôlei de praia pode ter até 3 sets. A pontuação que deve ser alcançada para terminar um set é de 21 pontos.

O vôlei surgiu em 1895 nos Estados Unidos, criado pelo professor William G. Morgan, que pensou em uma modalidade esportiva que pudesse causar menos lesões aos atletas.

Regras e fundamentos do voleibol

Fundamentos do voleibol

O voleibol surgiu como um esporte de quadra, sendo o vôlei de praia uma variação da modalidade tradicional.

Nas diferentes modalidades, apesar das regras distintas, os fundamentos têm a mesma base. São eles:

  • Saque: quando o jogador, atrás da linha de fundo, lança a bola com o objetivo de passar sobre a rede e cair na quadra adversária. É o saque que dá início as jogadas.
  • Recepção ou passe: é o toque que recebe a bola, quando time adversário saca, impedindo que caia na quadra.
  • Levantamento: é o movimento de posicionar a bola (após a recepção), para que o time possa atacar o adversário.
  • Ataque: é a ação de tentar jogar a bola na quadra do time oponente para marcar ponto.
  • Bloqueio: movimento feito pelos jogadores próximos da rede para impedir o ataque adversário.
  • Defesa: são movimentos feitos para defender um ataque do oponente.

Regras do vôlei de quadra

Mulheres comemoram após marcar pontuação em um jogo de vôlei de quadra.

O vôlei de quadra é jogado por dois times, de 6 jogadores em cada equipe. Três jogadores se posicionam mais próximos da rede, enquanto os outros três ficam mais ao fundo da quadra.

Cada time tem ainda mais seis jogadores reservas, caso seja necessária alguma substituição. As funções dos jogadores em quadra podem ser:

  • Levantador: jogador que constrói o ataque, é ele quem lança a bola para que os companheiros de equipe possam bater e atacar.
  • Pontas: fica nas laterais da quadra. É ele quem deve defender e atacar próximo da rede.
  • Oposto: tem um posicionamento oposto ao do levantador, e por isso recebe esse nome. É ele que, geralmente, recebe o passe do levantador durante o movimento de ataque.
  • Central: responsável por bloquear o ataque do time adversário. Normalmente, os atletas mais altos e ágeis recebem essa função.
  • Líbero: é um jogador diferente dos demais, inclusive usa uma camisa de cor diferente dos companheiros de equipe. É o grande responsável pela defesa e só pode executar essa tarefa, não tendo permissão para atacar, nem fazer bloqueios.

O vôlei de quadra pode chegar até 5 sets, o time que conquistar três sets primeiro é o vencedor. Os sets não têm tempo determinado, sendo encerrado quando uma das equipes alcança os 25 pontos e tem uma diferença de dois pontos dos adversários.

Se o jogo chegar ao quinto set (chamado de tie-break), esse será de 15 pontos, mantendo-se a exigência da distância de dois pontos entre os oponentes.

A quadra de voleibol deve ter, segundo a Federação Internacional de Voleibol, 18 metros de comprimento e 9 metros de largura destinados para a área de jogo. Mas também devem ser cercadas, lateralmente, por um espaço livre de 5m e, nas linhas de fundo, por 6,5m.

A altura da rede é de 2,43 metros em jogos masculinos e 2,24 metros nos femininos. Sobre a rede, nas duas extremidades, há antenas de 80 centímetros que determinam a área de passagem da bola.

O voleibol também tem movimentos que são proibidos e que quando executados podem ser considerados faltas. São eles:

  • Um mesmo jogador não pode tocar na bola duas vezes seguidas.
  • Após um saque, o time que receber a bola pode dar somente três toques nela antes de jogar para a equipe adversária.
  • Os times não devem jogar a bola na rede, nem fora dos limites da quadra.
  • O jogadores sempre devem respeitar o rodízio de saque. Depois do saque da equipe adversária, se o time marcar ponto, troca-se a posição, no sentido horário, o jogador que irá sacar.
  • O saque deve acontecer fora dos limites da quadra, ou seja, não pode pisar na linha de fundo e nem dentro da quadra antes de bater na bola.
  • Somente os jogadores posicionados à frente podem fazer bloqueios.
  • Os jogadores posicionados ao fundo só podem atacar da parte de trás da quadra (chamada de zona de defesa e recepção).
  • No momento da defesa, o jogador não pode passar o pé para a quadra adversária nem tocar na rede.
  • A bola não deve ser "carregada", isto é, levada com as mãos por um tempo mais prolongado.

Vôlei de praia

Vista de cima da área de um jogo de vôlei de praia, onde dois homens e duas mulheres jogam.

O vôlei de praia também é jogado por duas equipes, mas de 2 jogadores por time. Não há reservas, portanto se um jogador for expulso, a equipe perderá o set, e se um jogador se machucar e não puder continuar a partida, a equipe perderá o jogo.

Não existem posições fixas, os jogadores assumem várias funções e podem se movimentar livremente pela sua área de jogo. A área é de 16 metros de comprimento e 8 metros de largura, cercado por uma área livre entre 5 e 6 metros, tanto nos fundos, quanto nas laterais.

Acima das laterais das redes também estão as antenas, que determinam a área por onde a bola deve passar. A altura da rede é a mesma da modalidade de quadra: 2,43 metros para times masculinos e 2,24 metros para os femininos.

Como o jogo é realizado na areia e muitas vezes sob o sol forte, a cada 7 pontos marcados as equipes mudam de área na quadra, com a finalidade de tentar equilibrar as condições de jogo. Se a partida chegar ao terceiro set, a mudança acontece a cada 5 pontos.

O jogo pode ter até 3 sets, sendo que a equipe que conquistar dois sets será a vencedora. Os sets não têm tempo de duração, são encerrados quando uma das equipes atinge 21 pontos e tem uma vantagem de dois pontos sobre os adversários. Se o jogo chegar ao terceiro set, este será de 15 pontos.

O vôlei de praia também tem a suas infrações, que podem configurar faltas. São elas:

  • Um mesmo jogador não pode dar dois toques seguidos na bola.
  • Um time não pode dar mais de três toques na bola antes de lançá-la para área adversária.
  • O saque deve acontece fora dos limites de área de jogo, em qualquer lugar após a linha de fundo. Ou seja, o atleta não pode estar com o pé dentro da área ou sobre a linha da área.
  • O jogador não deve "carregar a bola", tipo de movimento em que o atleta acaba por conduzir a direção da bola.
  • Os times não devem jogar a bola na rede ou fora dos limites da área de jogo.
  • Ao fazer um levantamento, a bola não pode girar. É considerado como se o jogador tivesse tocado na bola duas vezes seguidas.
  • Quando um jogador realiza o saque, o outro jogador da equipe não pode se posicionar de forma que bloqueie a visão dos adversários.
  • Ao largar a bola na área da equipe adversária, os jogadores não devem estar com os dedos abertos. Esse movimento só é permitido se os dedos estiverem unidos e fechados.

Vôlei sentado

Vista superior de quadra de vôlei sentado, seis jogadores a cada lado e os do lado esquerdo tentam bloquear a bola.

O voleibol sentado é uma modalidade paraolímpica. Trata-se de um esporte adaptado para pessoas com deficiência. Geralmente é praticado por atletas que tem algum tipo de deficiência locomotora, por isso, os jogadores ficam sentados na quadra. São 6 atletas em cada time (mais 6 reservas).

O esporte surgiu por volta de 1950 e, apesar de ter sido pensado para pessoas com deficiência,também pode ser jogado por pessoas sem deficiência.

O vôlei sentado segue as regras de pontuação e número de sets do vôlei de quadra: podem ser até 5 sets; o set encerra quando uma equipe conquista 25 pontos e tem vantagem de 2 pontos sobre os adversários. Se o jogo chegar ao quinto set, este será de 15 pontos. Vence quem conquistar três sets.

A quadra tem 10 metros de comprimentos e 6 metros de largura. A altura da rede é de 1,15 metros nos jogos masculinos e 1,05 metros nos femininos. A principal regra do vôlei sentado é: os jogadores, quando forem tocar na bola, devem estar com os glúteos completamente encostados no chão.

Veja mais sobre o que são as paraolimpíadas.

Voleibol no Brasil

Apesar de ter chegado ao Brasil antes da década de 1950, inclusive sendo jogado nas escolas brasileiras, o vôlei ganhou verdadeira popularidade a partir dos anos 80.

A medalha de prata da seleção masculina nas Olimpíadas de Los Angeles 1984 é considerada um marco para o crescimento do esporte no país.

A seleção brasileira de voleibol, tanto masculina, como feminina, tem importância mundial. Sendo uma grande competidora e já tendo conquistado 10 medalhas olímpicas (sendo 5 de ouro: 3 masculinas e 2 femininas). O Brasil é o único país que competiu em todas as Olimpíadas na modalidade voleibol de quadra.

No vôlei de praia tem 13 medalhas conquistadas, sendo 3 de ouro (2 da seleção masculina, e 1 da feminina). Já no vôlei sentado, o país possui 2 medalhas paraolímpicas, da seleção feminina, ambas de bronze.

História do vôlei

O norte-americano William G. Morgan é considerado o criador do voleibol. Em 1895, Morgan, que era professor de Educação Física, pensou no esporte como uma alternativa menos cansativa e que oferecia menos riscos de lesões por confronto físico entre os jogadores,

Por volta de 1920, o esporte passou também a ser praticado ao ar livre, nas praias, como forma de lazer da população estadunidense; nascia o vôlei de praia.

Em pouco tempo o vôlei se espalhou pelo mundo e chegou a outros países, inclusive o Brasil. A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 1947, na França, e o Brasil foi um dos países que participou da criação da organização.

Entretanto, a fundação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) aconteceria em 1954. O primeiro campeonato sul-americano do voleibol aconteceu no Rio de Janeiro, em 1951, e o Brasil saiu como o grande vencedor, tanto na categoria masculina, quanto na feminina.

Em 1962, o vôlei entrou para a lista de esportes olímpicos, fazendo a sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio 1964. O Brasil esteve entre os países que participaram dos primeiros jogos, entretanto a seleção russa foi a primeira vencedora olímpica no esporte.

Em 1980, nos Jogos Paraolímpicos de Arnhem, nos Países Baixos, o vôlei sentado entrou para a lista de modalidades paralímpicas. Somente 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos, o vôlei de praia também passou a ser um esporte olímpico.

Veja também:

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar