História da Arte

Adriano Padilha
Revisão por Adriano Padilha
Mestre em Comunicação, Arte e Cultura

O que é a história da arte:

História da arte é uma área de estudo que aborda as diversas manifestações artísticas, criadas com propósito estético ou comunicativo para expressar ideias, emoções e formas de ver o mundo.

Ela acompanha o desenvolvimento da história da humanidade, se relacionando com a cultura dos povos, buscando compreendê-los.

A história da arte, assim como os fatos históricos, ajuda a compor a história das sociedades, construindo possíveis depoimentos sobre a origem e evolução do ser humano.

Desta forma, a história da arte geralmente é organizada em períodos que acompanham o próprio desenvolvimento das civilizações e é um processo contínuo, que nunca chega ao fim, pois está sendo vivida a cada dia.

Esses períodos equivalem à uma espécie de linha do tempo da história da arte, ou a uma ordem cronológica do percurso da humanidade. Podemos então encontrar manifestações artísticas presentes na Pré-História, na Antiguidade e nas Idade Média, Moderna e no século XX.

Arte na Pré-História

A Pré-História foi o primeiro período da evolução humana a deixar vestígios das primeiras formas simbólicas da humanidade.

Cueva de las Manos, arte pré-histórica
Cova das Mãos, na Argentina. Pintura feita com mãos em negativo cerca de 9 mil anos atrás

As primeiras formas de expressão artística desta época são as pinturas rupestres. Os humanos desenhavam nas paredes das cavernas sua forma de viver e ver o mundo.

Os vários locais onde foram descobertas estas pinturas são chamados de sítios arqueológicos.

Outros elementos que também revelam a maneira de viver do homem pré-histórico, e que são importantes vestígios históricos, são as esculturas e artefatos feitos em osso, pedra ou madeira.

Arte na Antiguidade

Este período foi marcado pela descoberta da escrita e os egípcios foram os mais influenciados por esta evolução.

A criação de símbolos e sinais hieróglifos são os destaques desta época. Suas habilidades foram manifestadas através dos túmulos de faraós, estátuas de divindades, e outros artefatos de seu cotidiano.

Os gregos também desenvolveram a aptidão por meio das pinturas, monumentos e edificações, que tinham o homem como principal referencial, por ser considerado o centro da perfeição.

Arte na Idade Média

Este período é marcado pela influência religiosa. Destacam-se as expressões artísticas celta, gótica e romana.

Pintura da idade média de 1308
Pintura medieval datada de 1308

O povo romano também teve importante destaque para as atividades artísticas da época, com célebres construções que impactaram a arquitetura. Também contribuíram por meio da arte paleocristã, baseada nos ensinamentos de Cristo, assim como posteriormente a Arte Bizantina.

Arte na Idade Moderna

A Idade Moderna, que compreende o período entre 1453 e 1789, foi marcada por um período de intensa expansão, devido às descobertas geográficas. As obras artísticas da época fundamentavam-se sobretudo na natureza. Tiveram grandes destaques:

Renascimento – Ressurgiu a arte greco-romana e destacou-se a pintura.

Barroco – Valorizou sentimentos e emoções. O estilo sofreu influência da Reforma Protestante e contrarreforma.

Rococó – Fase de valorização dos traços decorativos. O ponto de destaque era decoração e ornamentação dos ambientes.

Arte na Idade Contemporânea

Os historiadores chamam de Idade Contemporânea o período que se iniciou em 1789, com o início da Revolução Francesa, e se estende até hoje. Foi de grandes conflitos, como a própria Revolução Francesa, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

As expressões artísticas do início dessa fase manifestavam-se através de movimentos como o neoclassicismo, o romantismo, o realismo e o impressionismo.

Arte do século XX

O século XX foi marcado pelo surgimento de grandes tendências artísticas - as vanguardas.

Fazem parte dessas vanguardas o expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo, abstracionismo, dadaísmo e surrealismo, movimentos que representam muito para o cenário artístico ocidental.

No decorrer de cada uma destas expressões, grandes artistas surpreenderam e obras notórias foram criadas.

Guernica é uma tela de 1937 de Pablo Picasso. A obra é um ícone da história da arte do século XX
Guernica, Espanha - 10 de outubro de 2015: Uma parede de azulejos em Gernica lembra o bombardeio durante a Guerra Civil Espanhola. Picasso, Pablo. Guernica (1937). Fotografia. Tichr/Shutterstock..com

Arte Contemporânea

A chamada arte contemporânea desponta a partir dos anos 60, tendo seu pontapé inicial a pop arte. É uma linguagem que busca a inovação, a mistura de outras expressões artísticas, a subjetividade e a união entre a arte e aspectos mais cotidianos.

No Brasil, o movimento neoconcreto nos anos 50 teve papel importante para o desenvolvimento dessa vertente.

História da arte no Brasil

A história da arte no Brasil surgiu da mistura de outros estilos e tem início desde o período da Pré-História, com vários sítios arqueológicos espalhados pelo território. Também destaca-se a arte indígena, notada desde a época do descobrimento, com expressões artísticas muito características das etnias, como danças, rituais, objetos, etc.

A chegada dos portugueses e dos europeus também trouxeram com eles grandes transformações, como o estilo barroco, ligado ao catolicismo.

A pintura acadêmica, também no século XIX, na arte brasileira, retrata a riqueza clássica, sendo refletido um padrão de beleza ideal (padrões propostos pela Academia de Belas Artes).

Já no início do século XX, presenciamos o Modernismo Brasileiro, marcado inicialmente pela Semana de Arte Moderna. E, antes disso, o Expressionismo já começa a chegar ao Brasil e fazer história com Lasar Segall (1891-1957), que contribui para o Modernismo.

Veja também:

Adriano Padilha
Revisão por Adriano Padilha
Jornalista e mestre em Comunicação, Arte e Cultura (Universidade do Minho, 2014).
Outros conteúdos que podem interessar