Muay Thai
O Muay Thai é uma luta marcial tailandesa, conhecida como a “luta das 8 armas”. Essas armas são as partes do corpo utilizadas nos golpes: dois cotovelos, dois punhos, dois joelhos e a combinação das duas canelas e dos dois pés.
Também chamado de thai boxe ou boxe tailandês, o Muay Thai utiliza socos, cotoveladas, joelhadas, chutes e técnicas de esquiva e proteção.
O Muay Thai surge como uma técnica de defesa e de guerra, desenvolvida pelos tailandeses para sua proteção e para a defesa do seu território contra os inimigos.
Essa luta se difundiu na Tailândia e, além dos propósitos militares, começou a ser praticada como um esporte. Hoje o Muay Thai tem adeptos no mundo todo e em 2016 tornou-se um esporte olímpico.
História e origem do Muay Thai
Ao longo de sua história, a Tailândia sofreu inúmeros ataques e invasões de inimigos. Para lutar contra essas investidas, os tailandeses começaram a desenvolver técnicas de luta que dariam origem ao Muay Thai.
O Muay Thai era praticado pelo exército e os lutadores obtinham reconhecimento social por dominar a técnica. Os reis tailandeses incentivavam e até mesmo, praticavam a arte marcial.
Um dos nomes mais famosos do Muay Thai é Nai Khanom Tom, que havia sido capturado pelos birmaneses quando estes invadiram o território tailandês.
Nai Khanom Tom foi desafiado a lutar contra os birmaneses e, com desempenho magnífico, venceu diversas lutas seguidas, ganhando reconhecimento e tornando-se o “pai do Muay Thai”.
Outro nome importante do Muay Thai foi o rei Pra Chao Sua, que governou no início do século XVIII. Ele era um entusiasta da luta e um exímio lutador.
Por volta dos anos 1930 foram definidas regras para o Muay Thai, que começou a se popularizar não somente na Tailândia, mas no mundo todo.
Golpes e técnicas do Muay Thai
No Muay Thai, os lutadores utilizam os punhos, os cotovelos, os pés e os joelhos para realizar sequências de golpes e defesas em um jogo de ataque e contra-ataque.
Socos (Mhad)
Os socos são os golpes mais comuns do Muay Thai e são realizados com o punho fechado. Existem quatro socos principais:
- Jab: dado com o braço que está na frente, tem como alvo o queixo do adversário.
- Direto: dado com o braço de trás, também tem como alvo o queixo.
- Cruzado: golpe que visa atingir a lateral da face do adversário.
- Uppercut: dado de baixo para cima, visa atingir o queixo.
Cotoveladas (Sawk)
As cotoveladas podem ser dadas de várias maneiras, podem atingir a cabeça do adversário pela lateral e também pela frente. Por serem impulsionadas pelos quadris, as cotoveladas podem ser muito violentas e costumam levar ao nocaute quando bem aplicadas.
Chutes (Dteh)
Os chutes no Muay Thai podem ser efetuados com os pés e com as canelas. Podem vir das laterais e acertar as pernas, o abdômen ou a cabeça. Um chute potente pode levar o adversário ao nocaute (knock out).
Joelhadas (Khao)
As joelhadas podem ser aplicadas frontal e lateralmente e podem ser precedidas de um salto. Também são golpes muito potentes, que podem provocar lesões e levar o adversário ao nocaute.
Defesas (Pongkan)
As técnicas de defesa do Muay Thai buscam a proteção contra os golpes do adversário. Para defender-se, os lutadores utilizam os braços, os ombros e as pernas, que servem como escudo.
Equipamentos e proteção
Para proteger-se de lesões, os lutadores de Muay Thai utilizam alguns equipamentos de proteção, como luvas, protetores bucais, caneleiras, bandagens e coquilhas (proteção para área íntima masculina).
Graduação do Muay Thai
Originalmente os lutadores do boxe tailandês não são diferenciados por graduação. No entanto, no Brasil, a classificação dos lutadores por níveis foi estabelecida e, segundo a Confederação Brasileira de Muay Thai, é dada da seguinte forma:
- Branca;
- Branca ponta vermelha;
- Vermelha;
- Vermelha ponta azul clara;
- Azul clara;
- Azul clara, ponta azul escura;
- Azul escura (instrutor);
- Azul escura ponta preta (instrutor master);
- Preta (professor);
- Preta e branca (Mestre); e
- Preta, branca e vermelha (Grão Mestre).
Veja também: