Texto Expositivo

Igor Alves
Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

O texto expositivo é um tipo textual que tem como principal objetivo apresentar informações ou defender pontos de vista de forma clara e objetiva sobre um determinado tema.

São comumente encontrados em livros didáticos, artigos científicos, enciclopédias, revistas de divulgação científica, jornais, sites de notícias e outros meios de comunicação. Também são utilizados em aulas, palestras, conferências e outros eventos educacionais.

Características do Texto Expositivo

As principais características dos textos expositivos são:

  • Objetividade: o texto expositivo deve apresentar as informações imparcialmente, sem expressar opiniões ou julgamentos pessoais.

  • Clareza: a coesão textual e a clareza são fundamentais para garantir a compreensão do leitor, e o uso de recursos como definições, exemplos, comparações e enumerações contribui para a eficácia do texto.

  • Organização: esse tipo textual costuma ser organizado de forma lógica e linear (introdução, desenvolvimento e conclusão), para o leitor poder seguir o raciocínio do autor sem dificuldades.

  • Vocabulário: o vocabulário utilizado nesses textos é formal e muitas vezes técnico, adequado ao tema abordado.

Estrutura do Texto Expositivo

A estrutura do texto expositivo é composta por três elementos: o emissor, o receptor e a relação estabelecida entre os dois agentes comunicativos.

  • Emissor: é a pessoa ou entidade que produz o texto, visando transmitir informações a um receptor. Apresenta, necessariamente, conhecimento prévio, embasamento sobre o assunto do qual discorre, de modo a gerar confiança no receptor.

  • Receptor: também chamado de destinatário, é a pessoa ou entidade que recebe o texto e o interpreta. Cabe a ele o juízo crítico as informações que lhes são apresentadas pelo emissor, aceitando-as ou as rejeitando.

  • Relação entre emissor receptor: a compreensão da informação é facilitada quando o emissor e o receptor compartilham um entendimento mútuo, ou seja, possuem vínculo.

Quantos aos parágrafos, os textos expositivos podem ser estruturados das seguintes formas:

  • Estrutura dedutiva: quando a ideia principal é apresentada no início do parágrafo, sendo seguida por explicações.

  • Estrutura indutiva: a ideia principal é apresentada no final do parágrafo, sendo construída com base em explicações.

  • Estrutura paralela: as ideias são apresentadas de forma independente, sem subordinação.

Tipos de Texto Expositivo

Existem dois tipos de textos expositivos: argumentativos e informativos.

Texto Expositivo Argumentativo

O texto expositivo argumentativo é um tipo de texto cujo objetivo é apresentar informações e defender uma ideia ou ponto de vista. Combina as características do texto expositivo, que é objetivo e informativo, com as características do texto argumentativo, que é subjetivo e persuasivo.

Os textos expositivos argumentativos são comumente encontrados em artigos de opinião, ensaios, discursos, entre outros.

Exemplo:

"Os dados da desigualdade no Brasil são de arrepiar. Escolha qualquer indicador, mulheres e negros estão sempre abaixo de homens e brancos. No país, a renda do 1% mais rico é igual à dos 99% restantes. E ricos ficam cada vez mais ricos e pobres mais pobres.
No mundo, há 62 indivíduos com renda somada de US$ 1,7 trilhão, igual ao que ganham os 50% mais pobres do planeta. Mas nós, brasileiros, somos campeões mundiais em desigualdade.
O pior é que a maioria dos pobres no Brasil vive na periferia das cidades. Sonha com melhor emprego, transporte, segurança, saúde e educação. Mas sofre as mazelas do dia a dia. Quem mora na Restinga gasta três horas para ir e voltar do trabalho.
É claro que só sairemos do buraco se enfrentarmos a crise da Previdência, as distorções nas relações de trabalho e se tornarmos a economia mais competitiva. Mas, sem políticas que promovam melhor distribuição de renda e serviços públicos de melhor qualidade, o Brasil nunca avançará. É preciso cuidar dos mais vulneráveis. E isso exige patriotismo. Olhar menos para o próprio umbigo. Aceitar perder privilégios. É a única forma através da qual filhos de quaisquer brasileiros, sobretudo os mais pobres, poderão se tornar, um dia, profissionais mais competitivos. O Brasil está ruim até para os ricos. Muitos mantêm seus negócios aqui, mas a família já foi embora, para fugir da violência. Imagine a vida de quem não tem alternativa a não ser ficar." (Trecho de um artigo de opinião escrito por Gilberto Schwartsmann, médico e professor. Publicado em GaúchaZH, 04/01/2019)

Texto Expositivo Informativo

O texto expositivo informativo visa unicamente apresentar informações de forma objetiva e clara. É utilizado para transmitir conhecimentos, explicar conceitos ou descrever processos.

Alguns dos principais gêneros textuais predominantemente expositivos informativos são: verbetes de dicionário, de enciclopédia, seminários, matérias jornalísticas, entrevistas, entre outros.

Exemplo:

Obliteração

Substantivo feminino

  • Ato ou efeito de obliterar; estado da coisa obliterada.
  • [Medicina] Estado de um órgão ou de um canal obstruídos.

Exemplo com a palavra obliteração:

"Embora essa teoria possa parecer dura, Berezin afirma que a destruição total de outras formas de vida provavelmente não será uma obliteração consciente." (verbete extraído do DICIO — Dicionário Online de Português).

Bibliografia:

  • FAVERO, Leonor L.; KOCH, Ingedore. Linguística Textual: introdução. São Paulo: Cortez, 2000.
  • NASCIMENTO, Elvira Lopes [org.]. Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Paulo: Claraluz, 2009.

Veja também:

Igor Alves
Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
Outros conteúdos que podem interessar