Texto Injuntivo

Igor Alves
Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

O texto injuntivo, também conhecido como texto instrucional, é um tipo textual cujo objetivo é fornecer instruções ou orientações sobre como realizar uma determinada ação.

É utilizado em diversos contextos, como em manuais de instruções, receitas culinárias, bulas de remédios, regras de jogos, entre outros.

Diferentemente do texto expositivo, que se limita a fornecer informações, o texto injuntivo tem a função de ensinar o leitor a realizar uma tarefa.

Características do Texto Injuntivo

As principais características do texto injuntivo são:

  • Uso de verbos no imperativo: o imperativo é a forma verbal que expressa ordem, pedido, convite ou sugestão. É a forma verbal mais comumente utilizada nos textos injuntivos.

  • Organização lógica das informações: as informações do texto injuntivo devem ser organizadas de forma lógica, de modo a facilitar a compreensão do leitor. Geralmente, as instruções são apresentadas em ordem sequencial, de modo que o leitor siga os passos necessários para realizar a ação desejada.

  • Uso de linguagem clara e objetiva: a linguagem do texto injuntivo deve ser clara e objetiva, para o leitor poder entender facilmente as instruções. É importante evitar o uso de linguagem figurada ou subjetiva.

Estrutura do Texto Injuntivo

Quanto à estrutura, o texto injuntivo é geralmente composto de três partes:

  • Introdução: a introdução apresenta o tema do texto e fornece informações gerais sobre a tarefa a ser realizada.

  • Desenvolvimento: o desenvolvimento apresenta as instruções passo a passo para a realização da tarefa. As instruções devem ser claras, objetivas e organizadas de forma lógica.

  • Conclusão: a conclusão pode fornecer informações adicionais sobre a tarefa ou um resumo das instruções.

Em relação aos elementos da comunicação presentes no texto injuntivo, são os mesmos dos demais tipos de texto, exercendo funções segundo a função comunicativa do tipo textual:

  • Emissor: é a pessoa que escreve o texto. No texto injuntivo, o emissor geralmente é um especialista na tarefa a ser realizada, como um cozinheiro, um técnico ou um médico.

  • Receptor: é a pessoa que lê o texto. No texto injuntivo, o receptor é geralmente um indivíduo que deseja realizar uma tarefa específica.

  • Mensagem: é o conteúdo do texto. A mensagem é uma série de instruções para realizar uma tarefa.

  • Canal: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida. Nesse tipo textual o canal pode ser um livro, um manual, um folheto ou um site.

  • Código: é o sistema de signos e símbolos utilizado para transmitir a mensagem. No caso, o código é a língua portuguesa.

  • Referente: é o objeto ou a situação que a mensagem representa. No texto injuntivo, o referente é a tarefa a ser realizada.

Exemplos de Texto Injuntivo

Receita culinária:

"Unte uma forma com manteiga e farinha. Bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo. Adicione a farinha e o fermento e misture delicadamente. Despeje a massa na forma e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos."

Manual de instruções:

"Para ligar o aparelho, insira o plugue na tomada. Pressione o botão liga/desliga para iniciar o aparelho. Para selecionar o modo de operação, pressione o botão modo."

Bula de remédio:

"Tomar 1 comprimido por dia, de preferência antes das refeições."

Regras de jogo:

"Para jogar, cada jogador deve lançar o dado e mover sua peça o número de casas indicado no dado. O primeiro jogador a chegar ao fim do tabuleiro vence o jogo."

Texto Injuntivo e Texto Prescritivo

Texto injuntivo e texto prescritivo são dois tipos de texto que procuram fornecer instruções ou orientações. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre esses dois tipos de texto.

A principal diferença entre texto injuntivo e prescritivo é o grau de obrigatoriedade das instruções.

O texto injuntivo é uma recomendação, não uma exigência. O leitor pode seguir as instruções ou não, sem ser penalizado. Por outro lado, o texto prescritivo é obrigatório. As instruções devem ser seguidas à risca, sob pena de sanções.

Bibliografia:

  • FAVERO, Leonor L.; KOCH, Ingedore. Linguística Textual: introdução. São Paulo: Cortez, 2000.
  • NASCIMENTO, Elvira Lopes [org.]. Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Paulo: Claraluz, 2009.

Veja também:

Igor Alves
Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
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