Tipos e fontes de energia
Os tipos de energia são as diferentes formas em que a energia se manifesta. A energia é a capacidade que um corpo possui de produzir trabalho, isto é, de promover ação ou movimento.
Energia Elétrica
A energia elétrica é um dos tipos de energia mais utilizados no mundo, ela é facilmente transportada por cabos e pode ser produzida a partir de várias fontes de energia, como a água, os ventos, o sol e a queima de substâncias combustíveis.
A energia elétrica ou eletricidade é o resultado da movimentação de pequenas partículas chamadas elétrons, que são transportadas por fios.
Todos os aparelhos eletrônicos e as luzes que ligamos em nossas casas são alimentadas pela eletricidade. A eletricidade é produzida em usinas e chega até nossas casas por cabos elétricos.
Quais são as fontes de energia elétrica?
Nas usinas, a energia elétrica é produzida por geradores, que são acionados a partir do movimento das turbinas. A movimentação das turbinas pode acontecer basicamente de duas formas:
- Energia mecânica: quando as turbinas são movimentadas pela força da água e dos ventos, como nas usinas hidroelétricas e eólicas.
- Energia química: quando as turbinas são movimentadas pelo vapor da queima de combustíveis, como é o caso das usinas termelétricas e das usinas nucleares.
Alguns exemplos de combustíveis utilizados em usinas termelétricas são: carvão, petróleo, gás natural e biomassa. A usinas nucleares utilizam elementos radioativos como o urânio e o plutônio.
Energia Mecânica
A energia mecânica refere-se à capacidade que um corpo tem de entrar em movimento. A energia mecânica é a soma das energias cinética e energia potencial.
- Energia cinética: é a energia relacionada ao movimento do corpo, ela existe sempre que este adquire velocidade;
- Energia potencial: é a energia de um corpo que está em uma posição, mas pode entrar em movimento. É uma energia que pode se transformar em cinética.
Um exemplo de energia potencial é uma bola de metal presa em um pêndulo. Quando levantamos a bola com a nossa mão, ela adquire energia potencial, pois entrará em movimento quando soltarmos.
Quais são as fontes de energia mecânica?
A energia mecânica existe em qualquer corpo em movimento ou em uma posição a partir da qual pode gerar movimento, isto é, realizar trabalho.
Podemos encontrar exemplos de energia mecânica em nosso dia a dia, como o vento, uma bola jogada para o alto, uma pessoa correndo ou um carro em movimento.
A força das águas é uma das fontes de energia mecânica mais utilizada para a produção de outros tipos de energia, como a elétrica.
Em uma usina hidrelétrica, a força de uma grande queda de água é utilizada para mover as turbinas, que acionam os geradores e transformam a energia mecânica em elétrica.
Saiba mais sobre a energia mecânica.
Energia Térmica
A energia térmica é a energia interna de um corpo ou de uma substância e é resultado da vibração de seus átomos e moléculas.
A energia térmica é obtida a partir do calor: quanto mais quente estiver uma substância, com mais velocidade as partículas vão se movimentar e mais alta será a energia térmica.
Podemos pensar em vários exemplos de energia térmica do nosso cotidiano, como os aquecedores que usamos no frio, o forno onde assamos um bolo e um copo de chocolate quente.
Para fazer um chocolate quente, por exemplo, colocamos o leite frio em uma leiteira e ligamos o fogão. A chama vai aquecendo o leite e agitando suas moléculas, o que resulta no aumento de energia térmica.
Quais são as fontes de energia térmica?
A energia térmica pode ser obtida a partir da queima de algum combustível como gás, petróleo ou madeira e também pode ser obtida dos raios do sol e do calor produzido no interior da Terra.
A energia térmica é utilizada em algumas usinas para produção de outros tipos de energia, como elétrica e mecânica ou pode ser utilizada diretamente como energia térmica em sistemas de aquecimento.
Saiba mais sobre a energia térmica.
Energia Nuclear
A energia nuclear é a energia existente no núcleo de um átomo e que é liberada quando acontece a fissão ou quebra desse núcleo.
Os átomos são partículas que formam todos os objetos existentes na natureza (inclusive nosso corpo). Eles são formados por prótons, elétrons e nêutrons e por um núcleo, de onde vêm a energia.
A energia nuclear é utilizada para a produção de energia elétrica em diversos países do mundo, mas também já foi utilizada com fins bélicos na produção de bombas atômicas.
Quais são as fontes de energia nuclear?
A principal fonte de energia nuclear é o urânio, um elemento radioativo encontrado em rochas. Esse elemento é obtido na natureza e transformado em pastilhas que serão utilizadas em reatores nucleares.
O processo de produção de energia acontece da seguinte forma:
- O núcleo do urânio é rompido por nêutrons que são lançados em sua direção;
- Com o rompimento do núcleo são formados dois átomos de urânio;
- Quando o núcleo é rompido libera-se a energia e novos nêutrons;
- Esses nêutrons vão em direção a outros núcleos de urânio, fazendo com que se rompam, iniciando uma reação em cadeia.
Energia Química
A energia química é uma energia potencial e está armazenada nas ligações dos elementos químicos. Quando acontece uma reação química, essa energia é liberada.
A reação química geralmente produz calor e quando ela acontece, a substância originária é transformada em uma substância completamente nova. Um dos principais exemplos de reação com energia química é a combustão.
Quais são as fontes de energia química?
A energia química está presente em elementos que quando queimados produzem energia, como o carvão, a biomassa, a madeira e o petróleo.
Esses elementos são formados por ligações químicas e quando entram em combustão liberam energia e seus átomos se reorganizam, formando uma nova substância química.
Vamos observar a reação de combustão do hidrogênio (H2), que acontece com meia molécula de oxigênio (½ O2):
H2 + ½ O2 → H2O
Quando uma molécula de hidrogênio reage com meia molécula de oxigênio, acontece uma reação em que há liberação de energia e cujo produto é uma molécula de água.
Outro exemplo seria a combustão do carvão (C) que reage em contato com o oxigênio (O2):
C + O2 → CO2
A molécula de carvão reagiu com a molécula de oxigênio, alterando as ligações químicas e formando uma molécula de dióxido de carbono (CO2). Nesse processo também há liberação de energia.
Saiba mais sobre a energia química.
Fontes de energia: o que são as energias renováveis e não-renováveis?
As fontes de energia são as matérias-primas utilizadas para a produção de energia. A energia é utilizada para o funcionamento de máquinas, meios de transporte e aparelhos eletrônicos.
A produção de energia pode ter grandes impactos sobre os recursos naturais e a sustentabilidade do planeta. Quanto à esse aspecto, as fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis.
Fontes renováveis de energia
As energias renováveis são as fontes de energia que não se esgotam com o uso, como é o caso do vento ou da energia solar. Independente do quanto esses recursos forem utilizados para a produção de energia, sua disponibilidade na natureza não diminuiu.
As principais fontes de energia renovável são:
- Hídrica: a força do movimento das água gira as turbinas e aciona os geradores que produzem energia;
- Eólica: a força dos ventos gira os moinhos ou os cataventos e aciona os aerogeradores que produzem energia;
- Geotérmica: o vapor e a água quente proveniente do calor no interior da Terra são utilizados para girar turbinas e produzir energia. Essa fonte de energia é obtida a partir da perfuração de reservatórios profundos;
- Solar: as placas solares captam a energia do calor e da luz do sol, que passa por um inversor e é transformada em energia elétrica;
- Biomassa: é a energia obtida a partir da queima de matéria orgânica de origem animal ou vegetal. A biomassa pode ser obtida a partir da decomposição de restos de alimentos e plantas, do esterco de animais e do lixo;
- Oceanos: é a energia obtida a partir do movimento das marés (maremotriz) ou das ondas do mar (ondomotriz). A movimentação da água aciona geradores elétricos que estão semissubmersos no mar e armazenam energia.
Fontes não renováveis de energia
As fontes não renováveis de energia são aquelas que podem se esgotar com o uso, pois a natureza não é capaz de renová-las na mesma velocidade em que são utilizadas.
Essas fontes são de origem orgânica, tanto vegetal quanto animal e são formadas pela natureza em processos lentos que podem durar até milhões de anos.
As principais fontes não renováveis de energia são:
- Carvão mineral: o carvão mineral é um combustível fóssil obtido pela mineração e é utilizado para produção de energia elétrica nas termelétricas. Também é utilizado como energia térmica para processos industriais;
- Petróleo: o petróleo é um combustível fóssil obtido em perfurações nos fundos do oceano. É utilizado para a produção de energia elétrica e também nos combustíveis de veículos automotores;
- Gás natural: o gás natural também é um combustível fóssil e é encontrado geralmente próximo ao petróleo. O gás natural também é utilizado como combustível e para geração de energia elétrica;
- Combustíveis nucleares: a energia nuclear é obtida principalmente a partir do urânio, material disponível em quantidade limitada na natureza. Além de não ser renovável, os combustíveis nucleares são perigosos devido a sua radioatividade.
Quais são as principais fontes de energia no Brasil?
De acordo com dados de 2016 do Ministério de Minas e Energia, o Brasil é um dos países que mais utiliza energia de fontes renováveis, elas representam 42,9% de sua matriz energética.
Considerando o mundo todo, o percentual de energia renovável é de apenas 13,7%, o que representa uma vantagem em termos de sustentabilidade para o país. Além disso, há uma diversificação nas fontes de energia, confira.
Energias renováveis representam 42,9% da matriz energética brasileira
- Biomassa da cana: 17%
- Hidráulica: 12%
- Lenha e carvão vegetal: 8%
- Lixívia e outras renováveis: 5,9%
Energias não renováveis representam 57,1% da matriz energética brasileira
- Petróleo e derivados: 36,4%
- Gás natural: 13%
- Carvão mineral: 5,7%
- Urânio: 1,4%
- Outras não renováveis: 0,6%
As fontes de energia primária são transformadas em energia secundária
As fontes primárias de energia são aquelas que vêm diretamente da natureza e que são transformadas em energias secundárias para serem utilizadas pelo homem. Algumas fontes de energia primária são: a água, o sol, o vento, os combustíveis fósseis, a cana e o urânio.
Essas energias são captadas nas centrais de transformação, como usinas e refinarias, e são transformadas em energias secundárias. Alguns exemplos de energia secundária são: eletricidade, biogás, derivados do petróleo, etanol, gasolina e carvão vegetal.
3 exemplos de impactos ambientais provocados com a produção de energia
Desde a Revolução Industrial, a demanda por energia cresce a taxas muito altas. É preciso de energia para o funcionamento das indústrias, transportes, geração de energia elétrica nas residências, para a agricultura, etc.
Essa elevada necessidade de produção de energia causa grandes impactos ambientais, como a poluição do ar e dos oceanos e o desequilíbrio de ecossistemas. Veja alguns dos principais impactos ambientais da produção energética:
1. Os combustíveis fósseis são os maiores responsáveis pelo aquecimento global
Atualmente as fontes de energia mais utilizada no mundo são os combustíveis fósseis. Juntos, o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, representam 81% de toda a produção e consumo de energia do mundo.
Os combustíveis fósseis são formados por toda matéria viva (plantas e animais) que foram se decompondo ao longo de milhões de anos. Isso significa que sua produção acontece de maneira muito lenta.
Esses combustíveis possuem grande quantidade de carbono em sua composição e a reação química que acontece durante sua combustão libera energia e gases como o dióxido de carbono.
Qual a relação dos combustíveis fósseis com o aquecimento global?
A queima dos combustíveis fósseis libera gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), o vapor d’água (H2O), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
Esses gases se acumulam na atmosfera e impedem que raios do sol sejam refletidos de volta para a atmosfera. Parte do calor que deveria ser refletida fica presa na superfície da Terra, elevando a sua temperatura.
O aquecimento global tem como consequência o derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar, a extinção de espécies e o desequilíbrio dos ecossistemas.
2. Os combustíveis nucleares são radioativos e oferecem risco à vida
A produção de energia nuclear é alvo de muitas críticas devido aos riscos envolvidos com a utilização de materiais radioativos. Os maiores impactos desse tipo de energia são:
Risco de contaminação por rejeitos
Os elementos utilizados na produção de energia nuclear, como o urânio e o plutônio, apresentam um grande risco para a vida, pois são altamente radioativos.
Para a produção de energia nuclear são utilizadas pastilhas de dióxido de urânio, que permanecem tóxicas por milhares de anos e devem ser armazenadas em reservatórios de chumbo.
Caso esses resíduos não sejam armazenados corretamente, eles podem contaminar os solos e as águas, causando desequilíbrios nos ecossistemas e oferecendo riscos à toda forma de vida.
Risco de contaminação em acidentes
As usinas de energia nuclear seguem rígidos protocolos de segurança, mas oferecem riscos de vazamento e acidentes, como os que aconteceram em Chernobil (1986) e Fukushima (2011).
A radiação emitida nesses acidentes pode provocar mortes, doenças como câncer, má formação de fetos, mutações genéticas em insetos, plantas e animais e queimaduras.
Aquecimento das águas do mar
As usinas de produção de energia nuclear utilizam a água dos mares para a resfriamento dos reatores, que movimenta as turbinas e chega a temperaturas muito altas.
Nesse processo, a água do mar utilizada no resfriamento é aquecida e devolvida ao mar 60° C mais quente que a temperatura ambiente, o que pode causar impactos no ecossistema marinho.
3. A energia hidrelétrica é renovável, mas causa impactos ambientais
As usinas hidrelétricas usam a energia mecânica da força da água para movimentar as turbinas, mas para que a água atinja a força necessária, são construídas barragens que represam a água.
Quando a represa se enche, as barragens são abertas e a água desce com muita pressão, movimentando as turbinas para gerar energia elétrica.
Apesar de ser renovável, para construir uma represa é necessário alagar uma área muito grande, causando grandes impactos ambientais, como a extinção de espécies e alteração de ecossistemas.
Além disso, por utilizarem áreas muito extensas, a construção de usinas hidrelétricas costuma remover comunidades ribeirinhas, que são obrigadas a deixar suas casas e recomeçar sua vida em outros locais.
Saiba mais sobre: Aquecimento global e efeito estufa