Camadas da Atmosfera (quais são e suas características)

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

A atmosfera terrestre é formada por cinco camadas de gases que contornam o planeta devido aos efeitos do campo gravitacional.

As camadas são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Cada camada possui uma composição específica de gases que são organizados conforme suas densidades. Os gases mais densos são puxados para mais perto da superfície terrestre enquanto os outros permanecem mais distantes do planeta.

Devido aos diferentes atributos que os gases apresentam, as camadas da atmosfera possuem características próprias e desempenham papéis específicos na sua relação com a Terra.

Conheça camada uma das camadas atmosféricas:

Camadas da Atmosfera

Troposfera

A troposfera é a camada mais densa da atmosfera, e por isso a mais próxima da superfície terrestre. Estima-se que o total da massa atmosférica seja de 5x1018 kg, e que 75% desse montante esteja localizado na troposfera.

A espessura da troposfera varia de 8 km a 14 km, dependendo da região da Terra. Os pontos mais finos (em que a espessura atinge 8 km) são nos polos norte e sul.

Por ser a camada mais baixa da atmosfera, a troposfera é responsável por abrigar a vida do planeta e é onde ocorrem quase todos os fenômenos climáticos.

O termo troposfera é derivado do grego tropos (mudança) para refletir a natureza dinâmica das mudanças climáticas e do comportamento dessa camada da atmosfera.

A região da troposfera que delimita seu fim e o início da estratosfera se chama tropopausa. A tropopausa é facilmente identificável através dos diferentes padrões de pressão e temperatura de cada uma das camadas.

Características da troposfera

Composição da troposfera

Em termos de volume, a troposfera é composta por 78.08% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0.93% de argônio e 0.04% de dióxido de carbono.

O ar também é composto por uma porcentagem variável de vapor de água que entra na troposfera através do fenômeno de evaporação.

Temperatura na troposfera

Assim como a pressão, a temperatura na troposfera também diminui conforme a altitude aumenta. Isso corre porque o solo absorve a maior parte da energia solar e aquece os níveis mais baixos da troposfera.

Dessa forma, considerando que a evaporação é maior nas áreas mais quentes, os vapores de água são mais presentes ao nível do mar e mais raros em maiores altitudes.

O que pode ser encontrado na troposfera?

Alguns exemplos do que pode ser encontrado na troposfera são:

  • Fenômenos climáticos;
  • Precipitações como chuva, neve e granizo;
  • Gases como nitrogênio, oxigênio, argônio e dióxido de carbono;
  • As nuvens;
  • O voo dos pássaros.

Estratosfera

A estratosfera é a segunda maior camada da atmosfera e também a segunda mais próxima da superfície terrestre. Estima-se que ela contenha cerca de 15% da massa total da atmosfera.

A espessura da estratosfera é de 35 km contados a partir da tropopausa, estando entre a troposfera e a mesosfera. O termo estratosfera é derivado do grego strato (camada), para designar o fato de que a própria estratosfera se subdivide em camadas menores.

As camadas da estratosfera se formam devido à ausência de fenômenos climáticos que misturem o ar. Ocorre uma divisão entre o ar frio e pesado (que se localiza embaixo) e o ar quente e leve (localizado em cima). Dessa forma, em termos de temperatura, a estratosfera funciona de forma exatamente contrária à troposfera.

Por ser uma região altamente estável (por não haver trocas de ar), pilotos de avião tendem a se manter no início da estratosfera para evitar turbulências. É nessa altitude que aviões e balões atingem sua eficiência máxima.

Avião branco, visto de frente, em céu azul sobrevoa nuvens brancas.
Algumas aeronaves, especialmente aviões a jato, sobem até a estratosfera para evitar o atrito e as trocas de ar.

É na estratosfera que está a camada de ozônio, responsável por absorver a maior parte da radiação ultravioleta emitida pelo sol. Sem a camada de ozônio, a vida na Terra, na forma que conhecemos, não seria possível.

Assim como a troposfera, a estratosfera também possui uma região que delimita seu fim e marca o início da mesosfera, chamada estratopausa.

Características da estratosfera

Composição da estratosfera

A maioria dos elementos encontrados na superfície terrestre e na troposfera não alcançam a estratosfera. Em vez disso, é comum que:

  • decomponham-se na troposfera;

  • sejam eliminados pela luz solar;

  • sejam levados de volta à superfície da Terra através da chuva ou outras precipitações.

Por causa da inversão na dinâmica de temperaturas entre a troposfera e a estratosfera, quase não existe troca de ar entre as duas camadas, fazendo com que vapores de água existam em poucas quantidades na estratosfera. A formação de nuvens nessa camada é extremamente difícil.

Com relação aos gases, a estratosfera é formada predominantemente por ozônio presente na camada de ozônio. Acredita-se que 90% de todo o ozônio existente na atmosfera se encontra nessa região.

Além disso, a estratosfera contém elementos levados através de erupções vulcânicas como óxidos de nitrogênio, ácido nítrico, halogêneos, entre outros.

Temperatura na estratosfera

A temperatura na estratosfera aumenta conforme a altitude aumente, variando entre -51°C no ponto mais baixo (tropopausa) e -3ºC no ponto mais alto (estratopausa).

O que pode ser encontrado na estratosfera?

Alguns exemplos do que pode ser encontrado na estratosfera são:

  • Camada de ozônio;

  • Aviões e balões climáticos;

  • Voo de algumas espécies de aves;

Saiba mais sobre a camada de ozônio.

Mesosfera

A mesosfera é a última camada atmosférica em que os gases ainda estão misturados no ar e não organizados pela sua massa. É considerada pela ciência a camada mais difícil de se estudar, por isso, existem poucas informações confirmadas sobre ela.

A espessura da mesosfera também é de 35 km, contados a partir da estratopausa, estando entre a estratosfera e a termosfera. O termo mesosfera é oriundo do grego mesos (meio), por ser a terceira entre as cinco camadas da atmosfera.

Balões climáticos e aeronaves não são capazes de chegar tão alto a ponto de atingir a mesosfera. Já os satélites somente orbitam acima dela. Assim, não é possível medir apropriadamente as características da camada.

A única forma de estudar a mesosfera, atualmente, é através da utilização de foguetes sônicos que recolhem poucas informações por missão.

É na mesosfera que ocorre a combustão de corpos celestes que entram na atmosfera terrestre, dando origem a fenômenos como as chuvas de meteoros.

Chuva de Meteoros

A chuva de meteoros ocorre quando um corpo celeste entre na atmosfera. Devido à altíssima temperatura, o corpo celeste entra em combustão e geralmente se dissolve em vários pedaços menores.

Características da mesosfera

Composição da mesosfera

A porcentagem de oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono na mesosfera é essencialmente a mesma das camadas situadas abaixo. Vapores de água são ainda mais raros do que na estratosfera que, por sua vez, transfere uma parcela de ozônio para a mesosfera.

A mesosfera também possui material oriundo de meteoros que se desintegram ao entrar na atmosfera. Assim, a mesosfera é composta por uma parcela relativamente alta de ferro e outros metais.

Temperatura na mesosfera

A temperatura na mesosfera diminui conforme a altitude aumenta, variando entre -3°C no ponto mais baixo (estratopausa) e -143ºC no ponto mais alto, a mesopausa, a região mais fria de toda a atmosfera terrestre.

O que pode ser encontrado na estratosfera?

Alguns exemplos do que pode ser encontrado na estratosfera são:

  • Meteoros em combustão;
  • Nuvens noctilucentes (um tipo especial de nuvens que brilham à noite).

Veja também o que é estrela cadente.

Termosfera

A termosfera está localizada acima da mesosfera e abaixo da exosfera. Sua espessura é de aproximadamente 513 km, ou seja, muito maior do que todas as camadas inferiores combinadas.

Embora a termosfera seja considerada parte da atmosfera terrestre, a densidade do ar é tão baixa que a maior parte da camada é vista, erroneamente, como espaço sideral. Essa ideia é reforçada por a camada não possuir moléculas suficientes para que ondas de som viagem.

Na termosfera, a radiação ultravioleta causa os fenômenos de fotoionização de átomos e moléculas, resultando em íons positivos e elétrons livres.

Esse fenômeno é responsável pela criação da ionosfera, localizada dentro da termosfera. A ionosfera desempenha papel importante na propagação de ondas de rádio para regiões distantes da Terra.

É na termosfera que orbitam os satélites e a Estação Espacial Internacional (ISS). Além disso, é na termosfera que ocorre a aurora boreal.

Paisagem de uma montanha coberta de neve e no céu azul acontece a aurora boreal em tom de verde.
A aurora boreal acontece com a colisão de partículas solares com a densidade atmosférica terrestre.

A palavra termosfera é originária do grego thermos (calor), refletindo o fato de que as temperaturas são extremamente altas nessa camada. A fronteira entre a termosfera e a exosfera é chamada termopausa.

Saiba mais sobre a aurora boreal.

Característica da termosfera

Composição da termosfera

Diferente das camadas situadas abaixo, nas quais os gases se misturam, na termosfera as partículas raramente se colidem, resultando em uma divisão uniforme de elementos. Além disso, grande parte das moléculas presentes na termosfera são quebradas pela luz solar.

Nas partes superiores da termosfera são compostas por oxigênio atômico, nitrogênio atômico e hélio.

Temperatura na termosfera

A temperatura na termosfera pode variar de 500ºC a 2000ºC. Isso ocorre pois grande parte da luz solar é absurda nessa camada.

O que pode ser encontrado na termosfera?

Alguns exemplos do que pode ser encontrado na termosfera são:

  • Satélites;
  • Antigamente, o ônibus espacial;
  • ISS;
  • Aurora boreal;
  • Ionosfera.

Exosfera

A exosfera é a maior e mais exterior camada da atmosfera. Estende-se por 600 km até afinar e se misturar com o espaço. Isso faz com que sua espessura seja de 10000 km. A fronteira mais distante da exosfera chega à metade do caminho para a lua.

O termo exosfera vem do grego exo (exterior), marcando o fato de que esta é a última camada atmosférica antes do vácuo do espaço.

Características da exosfera

Composição da exosfera

As partículas na exosfera são extremamente afastadas e, por isso, não são classificadas como gases (a densidade é muito baixa). É possível que uma partícula viaje por centenas de quilômetros até colidir com outra. Também não são consideradas plasma, pois não são eletricamente carregadas.

Nas regiões mais baixas da exosfera, é possível encontrar hidrogênio, hélio, dióxido de carbono e oxigênio atômico, que se mantêm minimamente presos à Terra pelo campo gravitacional.

Temperatura na exosfera

Pelo fato da exosfera ser quase vácuo (pela ausência de interação entre as moléculas), a temperatura na camada é constante e fria.

Veja mais sobre o planeta Terra.

O que pode ser encontrado na exosfera?

Alguns exemplos do que pode ser encontrado na exosfera são:

  • Telescópio espacial Hubble;
  • Satélites.

Veja também:

Vinícius Marques
Revisão científica por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe do Significados
Edição por Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar